Unifei promove a 2ª edição do Terça Literária

Acontece nesta terça-feira, 10 de maio, a 2ª edição do Terça Literária, atividade promovida por alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira. O encontro faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo bibliotecário Vinícius Souza Nascimento. O encontro será às 12h30 na sala multiuso do prédio José Alencar.

O projeto Terça Literária foi criado com o objetivo de promover conhecimento sobre a história e a produção literária itabirana. Na edição desta terça-feira, o escritor Marconi Ferreira apresenta e discute o seu livro “Viagem na História de Itabira com o Menino da Mina”. A obra conta com causos, histórias e lembranças sobre a cidade.

No encontro, os participantes se aproximarão um pouco do folclore local. O Castelinho da Rua Monsenhor Júlio Engrácia, figura simbólica localizada na região central de Itabira, por exemplo, é um dos “personagens” das histórias. Até hoje o local ainda é visto como mal-assombrado e desperta a curiosidade de quem passa por ele.

Com apoio dos professores Fernanda Rodrigues Silva e Paulo José Lage Alvarenga, o projeto Terça Literária conta com a participação dos alunos Débora e Vinícius, do curso de Engenharia de Produção, e Luiza Medeiros, Ângelo “Zizu” e Rodrigo Dia, do curso de Engenharia de Materiais.

Conheça o autor

Marconi Ferreira, mineiro de Itabira, é membro da Academia Itabirana de Letras, neto e sobrinho dos fundadores da Corporação Musical Santa Cecília, compositor de vários sambas de enredo para o carnaval itabirano e colunista no site Recanto das Letras.

Contribui de forma voluntária para a cultura Itabirana. É idealizador do Festival da Canção Popular Itabirana (FECAPI), dos jornais Flor de Liz e Fonte da Pedra, e do grupo de escoteiros Padre Olimpio. Ele é, também, diretor regional da Federação Brasileira dos Alternativos Culturais (FEBAC), fundador do Ala Jovem (clube do Bairro Bela Vista), e idealizador dos projetos Janela da Poesia e Seresta e Poesia.

Foi premiado como os troféus Carlos Drummond de Andrade, Itabira Gente que Faz, BH, Líder Comunitário, além de ser condecorado com moção de aplausos pela Câmara Municipal de Itabira pelas iniciativas culturais. Marconi Ferreira é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Itabira, trabalhou na Vale por mais de 25 anos, aposentado, casado, pai de quatro filhos e avô.

SERVIÇO

Terça Literária
Local: Sala multiuso do prédio José Alencar (Campus da Unifei)
Horário: 12h30
Ingressos: Gratuito

13161607_1308412002508548_87368127_o

Comentários