Unesco libera livros sobre a história geral da África para download

A Unesco tem dado um show no que diz respeito à valorização da cultura negra. Após incluir, recentemente, o reggae como patrimônio cultural imaterial da humanidade, acaba de dar um enorme passo no caminho de uma verdadeira revolução no que diz respeito ao ensino de História do Mundo.

Diante do fato de as escolas ao redor do globo ensinarem para seus alunos muito pouco sobre a história do continente africano, a Unesco criou um de seus mais importantes projetos editoriais: uma coleção de livros sobre a História Geral da África. Dividida em oito volumes, a coleção fala a respeito da pré-história africana, descreve a África antiga e não deixa de fora os detalhes de tudo o que acontece nos tempos atuais.

E o mais incrível é que a coleção completa já foi publicada em árabe, inglês e francês. Agora, está disponível em português. Em seu release de divulgação, a Unesco explicou que trata-se de uma tentativa de reconhecer a importância cultural da África para o mundo. “A África é o berço da humanidade e saber sua história é saber a nossa história. Precisamos compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente”.

Para corrigir o erro histórico de anos e anos de um ensino falho, voltado pra o ponto de vista eurocêntrico, carregado de preconceitos, um aspecto foi fundamental para se criar essa coleção: reunir uma equipe com mais de 350 especialistas, das mais diversificadas áreas de conhecimento. Eles foram coordenador por um Comitê Científico Internacional de 39 intelectuais, sendo que mais de 25 deles são africanos.

E, atendendo a uma demanda moderna e inovador, a versão em português da coleção de História Geral da África está disponível para download no site da Unesco. Assim, qualquer pessoa interessada poderá ter sua coleção. O próximo passo é incluir a coleção nas grades de ensino das escolas em todo o país!

LEIA MAIS

 

 

Comentários