Uma semana pra deixar tudo mais musical

A partir de domingo, 20 de setembro, as notas sairão mais fortes das caixas de som em Itabira. A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), por meio da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), promove a 4ª Semana da Música, que trará não apenas apresentações artísticas, mas também discussões sobre o fazer dessa arte. Isso porque o evento conta com uma programação que reúne palestras, oficinas e concertos.

Durante toda a semana professores da ELMI irão se revezar entre os palcos, mesas de discussão e oficinas. Esta última com uma atenção especial para a criançada, que terá a oportunidade de estreitar um pouco mais a sua relação com a música. As apresentações musicais ainda irão contar com a participação dos alunos da Escola de Música e dos corpos estáveis da FCCDA.

Além disso, o público itabirano poderá ter um contato mais próximo com a ELMI. Durante a Semana da Música serão realizadas visitas guiadas e apresentação dos instrumentos que são utilizados pela instituição. Uma boa oportunidade para quem deseja conhecer um pouco mais sobre os estudos de música no município e como um pouco da arte local é produzida. “O público itabirano e da região terá a oportunidade de apreciar apresentações de grupos que surgiram dentro da Escola Livre de Música”, conta Sandra Duarte, chefe do Departamento de Produção e Promoção Artística da FCCDA.

Um ponto interessante na edição deste ano é a realização de um escambo musical, que está programado para acontecer no sábado, 26 de setembro, às 10h, na Galeria da FCCDA. Na ocasião as pessoas poderão realizar a troca de objetos musicais – estabelecendo um interessante mecanismo de contato entre aqueles que vivem a música.

A construção desse relacionamento entre comunidade, artistas e instituições culturais é um dos pontos trabalhados pela FCCDA e durante a Semana da Música ganha um ar especial por estimular as discussões e reflexões sobre essa arte. “A Escola Livre de Música de Itabira é um local que concentra um grupo de professores, alunos e apreciadores de música, além de produzir música em recitais mensais e apresentá-los à comunidade. Porém, é na Semana da Música que a escola converge públicos, gostos, discussões e convida a comunidade a vivenciar uma experiência em música não apenas por meio de shows e concertos, mas sobretudo por meio de bate-papos musicais, discutindo pontos importantes para a educação musical”, analisa Sandra Duarte.

A programação completa da Semana da Música pode ser conferida abaixo. Ou consultada em nossa agenda de eventos ou no site da FCCDA.

12022352_429402657246203_5008569002751041560_o

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.