TREM DAS GERAIS: Um ano de diálogo sobre cultura e entretenimento

Em 2015 fui chamado para participar de um projeto de comunicação digital em Itabira. Naquele momento, a ideia era formatar um site que funcionasse como uma agenda de divulgação dos eventos culturais e esportivos da cidade e da região. Logo a proposta original se tornou mais abrangente e passou a reunir conteúdo original nas editorias de Cultura, Esporte, Gastronomia e Turismo. Assim nascia o portal informativo Trem das Gerais.

O desafio inicial – e que perdura até hoje – era consolidar um canal de notícias que seguisse na contramão do fazer jornalístico tradicional de Itabira. Abrimos mão da cobertura policial, econômica e política para dar foco à produção cultural e os atrativos naturais tão comuns em Itabira e Minas Gerais. Um processo que, para alguns, não apontava para um futuro promissor, pois, como nos foi dito em algumas ocasiões, o “itabirano não é interessado em cultura”.

Uma afirmação que vai de encontro com a própria história itabirana. Em uma terra em que floresceu nomes como Carlos Drummond de Andrade, Newton Baiandeira e Santeiro Alfredo Duval, dentre tantos outros, seria leviano acreditar que em determinado momento a população simplesmente resolveu virar as costas para as suas origens. Nós do Trem das Gerais não acreditamos nisso e, por isso, seguimos com a missão de mostrar o que de bom é feito em nossa região.

Nesse um ano de trabalho, que hoje comemoramos, pudemos vivenciar e colaborar com muita coisa bacana em Itabira. Estivemos diretamente envolvidos na realização do Festival da Música – Itabira 2016, evento que reuniu artistas locais, de outras cidades, estados e que deu luz à produção autoral – essencial para a renovação e o desenvolvimento cultural em todo país.

E não paramos aí! Contamos e presenciamos diversas histórias inspiradoras. Em nosso site passaram alguns artistas, bandas, projetos, esportistas, designers e tantos outros personagens que normalmente não encontrariam espaço na mídia local. E tem sido um prazer enorme para a equipe do Trem das Gerais contar essas histórias durante esse primeiro ano de existência.

E não vamos parar por aqui… já estamos trabalhando em uma série de novidades para fortalecer esse trabalho de divulgação da cultura e entretenimento local. Pois, nesse momento, reforçamos a nossa crença de que o itabirano e o mineiro são grandes transformadores sociais e o Trem das Gerais se posiciona como o divulgador dessas histórias. A todos que vêm nos acompanhando nesse ano: o nosso muito obrigado!

14442713_533295986879698_1989340435_n

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.