A cultura é um processo múltiplo e que vai além das expressões artísticas mais tradicionais. Com esse entendimento, o Coletivo Altamente tem aberto o seu espaço para as diferentes manifestações de arte que existem em Itabira. Desde o sábado, 22 de julho, os tatuadores Dério di Carvalho e Evando Tetovisk, do Santa Fúria Tattoo Shop, estão expondo seus trabalhos nas paredes do Casarão Altamente.
A mostra reúne alguns dos desenhos exclusivos dos artistas, fotos e vídeos e dos trabalhos realizados por eles e um pouco do processo criativo – que transita entre pesquisa, composição do desenho e a reprodução na pele. Um trabalho que passa tanto pelas questões estéticas quanto pela construção sociocultural de tatuados e tatuadores.
“Sendo toda manifestação artística uma forma de expressão, a tatuagem também se enquadra em tal quesito a partir do momento que é uma manifestação de comportamento, acontecimento, ideais etc. Há um processo de criação como qualquer outra manifestação artística e na maioria das vezes o cliente tem um papel importante nisso”, destaca Evando Tetovisk.

Desde os primórdios da humanidade que a tatuagem é usada como forma de expressão. Porém, durante algumas décadas, essa manifestação artística foi marginalizada, o que restringiu o seu entendimento como processo cultural. Mas isso vem mudando e as tattoos começam a ocupar espaços que até então não conseguia chegar.
“Já houve uma marginalização maior da tatuagem, o que hoje está sendo quebrada e tornando-a cada vez mais popular e aceitável. Muitos artistas optam pela manifestação através de tatuagem, pois pode ser considerada uma forma de ‘arte viva’ no sentido da mobilidade e acessibilidade”, reflete Evando Tetovisk.
O Casarão Altamente está localizado na rua Major Paulo, no bairro Penha, Itabira, Minas Gerais. O espaço cultural abre diariamente, às 18h.
LEIA MAIS
- Thiago SKP lança a música “Cem Anjos, Mil Demônios” e promove prévia do seu próximo EP
- Confira a programação da última semana do 43º Festival de Inverno de Itabira!
- Quinta cultural e Bar do Festival agitam a programação de quinta-feira do 43º Festival de Inverno
- 1ª Mostra de Cinema Maricas Magalhães traz produções de jovens itabiranos