Traços e cores: Casarão Altamente recebe exposição de tatuagens

A cultura é um processo múltiplo e que vai além das expressões artísticas mais tradicionais. Com esse entendimento, o Coletivo Altamente tem aberto o seu espaço para as diferentes manifestações de arte que existem em Itabira. Desde o sábado, 22 de julho, os tatuadores Dério di Carvalho e Evando Tetovisk, do Santa Fúria Tattoo Shop, estão expondo seus trabalhos nas paredes do Casarão Altamente.

A mostra reúne alguns dos desenhos exclusivos dos artistas, fotos e vídeos e dos trabalhos realizados por eles e um pouco do processo criativo – que transita entre pesquisa, composição do desenho e a reprodução na pele. Um trabalho que passa tanto pelas questões estéticas quanto pela construção sociocultural de tatuados e tatuadores.

“Sendo toda manifestação artística uma forma de expressão, a tatuagem também se enquadra em tal quesito a partir do momento que é uma manifestação de comportamento, acontecimento, ideais etc. Há um processo de criação como qualquer outra manifestação artística e na maioria das vezes o cliente tem um papel importante nisso”, destaca Evando Tetovisk.

02
Parte dos trabalhos dos tatuadores Dério di Carvalho e Evando Tetovisk que ornamentam as paredes do Santa Fúria Tattoo Shop vão ornamentar o Casarão Altamente.

Desde os primórdios da humanidade que a tatuagem é usada como forma de expressão. Porém, durante algumas décadas, essa manifestação artística foi marginalizada, o que restringiu o seu entendimento como processo cultural. Mas isso vem mudando e as tattoos começam a ocupar espaços que até então não conseguia chegar.

“Já houve uma marginalização maior da tatuagem, o que hoje está sendo quebrada e tornando-a cada vez mais popular e aceitável. Muitos artistas optam pela manifestação através de tatuagem, pois pode ser considerada uma forma de ‘arte viva’ no sentido da mobilidade e acessibilidade”, reflete Evando Tetovisk.

O Casarão Altamente está localizado na rua Major Paulo, no bairro Penha, Itabira, Minas Gerais. O espaço cultural abre diariamente, às 18h.

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.