Tony Primo celebra a cultura local e lança álbum com compositores itabiranos

Em meio à dureza das minas de minério de ferro e as belezas naturais, a cultura se desenvolve em Itabira em suas mais diversas manifestações. No sábado, 29 de outubro, às 20h, na Fazenda do Pontal, a literatura e a música se reúnem no show do músico e compositor itabirano Tony Primo, que lança o álbum “Tony Primo Canta Poetas e Compositores Itabiranos”.

Mais do que um registro fonográfico, esse trabalho é uma celebração da cultura local. Com 19 faixas, o álbum resgata e dá visibilidade a uma série de artistas que transitam entre a música e a poesia e vêm trabalhando para divulgar o que é produzido em Itabira. Ao reunir essas obras em um único disco, Tony Primo leva ao público um pouco mais da história cultural de uma cidade que vem se destacando por uma produção artística diversa.

“Tony Primo Canta Poetas e Compositores Itabiranos” reúne parcerias e interpretações de Tony Primo para obras de Genésio Reis, Marcos Gacê, Marçal Filho, Cléber Camargo Rodrigues, Ana Cristina, Clevinho Martins, Toninho Aribati, Marconi Ferreira, José Eustáquio Lage, Ana Gonçalves, Saulo Campos, José Edward e Getúlio Maia.

“Sempre gostei de trabalhar coletivamente. Em todos os trabalhos que realizei, vários artistas participaram. Então, a ideia de reunir poetas e compositores itabiranos era um desejo antigo que realizo com alegria. Dei preferência aos que viviam me procurando para recitais ou parcerias em alguma atividade cultural. Fui fazendo os contatos, os convites. Assim que recebi o “OK” de cada um desses poetas e compositores, os poemas e canções foram chegando. Fazendo uma visita, abrindo as janelas para os pensamentos e alimentando a ideia do disco”, destaca Tony Primo.

Gravado em Itabira em 2015, o álbum precisou de oito meses para ser finalizado e uma apresentação ao vivo, realizada no Festival de Inverno de Itabira, para maturar o trabalho e dar forma aos arranjos e melodias das canções. Agora, para o show de lançamento, Tony Primo traz uma produção consistente, assinada por Selma Duarte Cruz, e será acompanhado por Binho Borges (bateria), Roberto Oliveira (baixo), Marcos Borges (violão), Giovane Borges (guitarra) e Marcelo Duarte (teclado).

“Estamos com uma banda afiada, composta por alguns dos melhores músicos da cidade. Isso dá uma tranquilidade para conquistar um bom resultado. Realizar esse show de lançamento na Fazenda do Pontal é um fator de encantamento, de pura poesia. A beleza e a história do lugar transcendem a edificação. A nossa produção está preparando tudo com muito carinho e profissionalismo para receber o público. Estamos animados, muito animados”, ressalta Tony Primo.

Promovido com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o show de lançamento do álbum “Tony Primo Canta Poetas e Compositores Itabiranos” integra a programação da 15ª Semana Drummondiana, que acontece entre os dias 28 e 31 de outubro. “Estamos reafirmando um pouco do que o nosso poeta maior escreveu em verso e prosa, seguindo nossas raízes culturais e acreditando na essência de Itabira: a poesia. É uma aposta e é uma certeza. Juntamos nosso sonho musical com a força da poesia itabirana. A Semana Drummondiana é também pra essas possibilidades, esses sonhos, essas outras formas de dizer ao mundo um pouco do que sentimos e somos”, avalia Tony Primo.

03
Capa do álbum “Tony Primo Canta Poetas e Compositores Itabiranos”.

História

Em mais de 30 anos de arte autoral, Tony Primo lançou os álbuns “Nem Tudo é Verdade”, que conta com a participação da cantora e compositora Maíra Baldaia; “Esquerdo”, com a participação de Vander Lee; “Fantasia”, dedicado ao público infantil; a coletânea “As 20 Mais”; e “Bossa Nova Negra”, em parceria com Nandy Xavier (voz), Sérgio Santos (voz e composições), Vander Lee (voz e composições), Gilvan de Oliveira (violões), Serginho Silva (percussão), Cleber Alves (sax) e André Mehmari (piano).

Confira o set list do show de lançamento do álbum “Tony Primo Canta Poetas e Compositores Itabiranos”

  • “Nativa Latina” (de Genésio Reis)
  • “Tempo Bonito” (de Tony Primo e Marcos Gacê)
  • “Analogia” (de Tony Primo e Marçal Filho)
  • “O Nó na Garganta” e “Chão” (de Tony Primo e Cléber Camargo)
  • “Botões e Canivete” (de Tony Primo e Ana Cristina)
  • “Línguas Trocadas” (de Clevinho Martins)
  • “Chuva e Chão” (de Tony Primo e Toninho Aribati)
  • “Fonte da Pedra” (de Tony Primo e Marconi Ferreira)
  • “Eu Vi a Lua” (de Tony Primo e José Eustáquio Lage)
  • “Busca” (de Tony Primo e Ana Gonçalves)
  • “Acalanto em Qualquer Tom” (de Tony Primo e Saulo Campos)
  • “Fim do Túnel” (de Tony Primo e José Edward)
  • “Elegia”, “Farway”, “Incêndio Nº 2” e “Balanço Para Caio” (de Tony Primo e Getúlio Maia)
  • “Joaninha” e “De Boa” (Tony Primo)

Ouça o álbum “Tony Primo Canta Poetas e Compositores Itabiranos” na íntegra

SERVIÇO

Show de lançamento do CD “Tony Primo Canta Poetas e Compositores Itabiranos”
Data e horário: 29 de outubro, às 20h
Local: Fazenda do Pontal (Rua Maria Julieta, s/nº, Campestre, Itabira, Minas Gerais, (31) 3835-5532)
Ingressos: Gratuito (limitada à capacidade do local e por ordem de chegada)

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.