Teatro e música dão o tom do encerramento do 43º Festival de Inverno de Itabira

O Pico do Amor, no bairro Campestre, foi o palco escolhido para o encerramento do 43º Festival de Inverno de Itabira neste domingo, 30 de julho. A programação do último dia da festa cultural foi marcada pelas apresentações teatrais e musicais, com destaque para Kiko Zambianchi, que arrastou bom público para as arquibancadas da Concha Acústica.

As atrações começaram cedo, quando, às 13h, o grupo de teatro Lambe-Lambe, de Ouro Preto, se apresentou em frente ao Memorial Carlos Drummond de Andrade. Os atores utilizaram o teatro de miniatura para encantar a criançada. Mais tarde, às 14h, no deque do Cruzeiro, o Teatro de Rua Trupe de Nós interpretou uma adaptação da peça “O Alto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

As apresentações teatrais preparavam o público para a série de shows musicais que encerraram o Festival de Inverno. As primeiras notas começaram a ganhar a paisagem do Pico do Amor às 15h, quando o Coral do Sesc, de Belo Horizonte, subiu ao palco da Concha Acústica. Eles antecederam a apresentação do projeto “Itabiranos em Cena” que, às 19h, reuniu os músicos Ana Moreira, Dudu GPM, Jésus Henrique e Renata Araújo.

O capítulo final do 43º Festival de Inverno de Itabira foi interpretado por Kiko Zambianchi, às 20h, que levou ao público itabirano músicas de seu último trabalho – “Acústico ao Vivo” –; sucessos de sua carreira, como “Primeiros Erros” e “Como Devia Estar”; e clássicos do rock internacional, como “Hey Jude”.

Realizado com orçamento enxuto, aproximadamente R$ 280 mil, oriundos da Prefeitura Municipal de Itabira e da mineradora Vale, o Festival de Inverno de Itabira foi considerado um sucesso por Martha Mousinho, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), organizadora do evento. “Conseguimos, com contas à risca, fazer um festival de qualidade dentro do nosso orçamento”, destacou.

A FCCDA, agora, concentra seus esforços na realização dos próximos eventos do calendário cultural de Itabira. Em outubro, acontece a tradicional Semana Drummondiana que este ano ganha ares especial por se tratar dos 30 anos da morte do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Confira a galeria de fotos das atrações do último dia do 43º Festival de Inverno de Itabira:

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.