Série de debates do #EMCASACOMSESC recebe nesta quinta-feira Lira Neto e Vladimir Ssacchetta em encontro sob a temática “Memória como Resistência Cultural”

Conferência transmitida ao vivo pelo YouTube do Sesc São Paulo terá mediação de Danilo Santos de Miranda, diretor da instituição paulista

A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), recebe nesta quinta-feira, 28 de maio, às 16h, o jornalista e escritor Lira Neto e o também jornalista, pesquisador e produtor cultural Vladimir Sacchetta. O tema do encontro, a memória como ferramenta de resistência cultural e política frente à fragilização das instituições democráticas. Com mediação de Danilo Santos de Miranda, o debate vai trazer diferentes reflexões. Da composição de mitologias políticas às tentativas de desconstrução de narrativas de movimentos e lutas populares, pretende-se discutir a importância do discurso histórico para uma melhor compreensão do cenário atual.

Em período de restrições do convívio social, a série de debates transmitida pelo YouTube do Sesc São Paulo, sempre às 16h, busca incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Pensadores de diversas áreas trocam experiências sobre assuntos da atualidade. As conferências virtuais contam com a presença de articuladores sociais e participação do público, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). E o conteúdo fica disponível para ser acessado posteriormente.

Assista a conferência no canal do YouTube do Sesc São Paulo.

Participantes:

Vladimir Sacchetta – formado em Direito (USP) e Jornalismo pela Cásper Líbero, atua no campo da memória brasileira desde o final dos anos 1970, quando chefiou na Abril Cultural a pesquisa de Nosso Século. Colaborou com o escritor Fernando Morais no livro Olga e foi responsável pelas imagens da coleção de Elio Gaspari sobre a ditadura militar. Trabalhou no levantamento de conteúdos do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, e fez a curadoria de exposições no Instituto Tomie Ohtake, Sesc, Memorial da Resistência e Museu AfroBrasil. Entre outros títulos, escreveu, em co-autoria, Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia (Prêmios Livro do ano e Jabuti, 1998), Iconografia de Machado de Assis (Instituto Moreira Salles) e As capas desta história (Instituto Vladimir Herzog).

Lira Neto – jornalista e escritor. Ganhou o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura. Doutorando em História na Universidade do Porto, em Portugal. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Ex-colunista dos jornais Folha de S. Paulo e Brasil Econômico.

Mediação:

Danilo Santos de Miranda – Gestor Cultural com formação em Filosofia e Ciências Sociais, tendo realizado estudos complementares em gestão empresarial no International Institute for Management Development – IMD, na Suíça. Organizador de livros como “Ética e Cultura”, entre outros, é diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) no estado de São Paulo.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Sesc São Paulo.

LEIA MAIS

Comentários