Semana da Abolição da Escravatura terá ciclo de atividades em Itabira

Itabira, em Minas Gerais, recebe a partir de sábado, 4 de maio, a Semana da Abolição da Escravatura. A agenda inclui debates, rodas de conversa, exibição de filmes e outras intervenções em escolas da cidade, Parlamento Jovem (Câmara Municipal) e comunidades quilombolas estabelecidas nas localidades de Morro Santo Antônio, Gomes, Pari e Jacutinga. A participação é gratuita e aberta a todo público.

Lena Primo, diretora de Promoção Para Igualdade Racial, órgão vinculado à Prefeitura de Itabira, organizadora do evento, destaca que o objetivo da Semana “é a afirmação da história e identidade negra brasileira, conscientização e prevenção da violação de direitos”.

Seção ligada à Secretaria Municipal de Governo (SMG), a Diretoria Para Promoção da Igualdade Racial atua ao longo de todo o ano com a temática, a exemplo do programa Educando Itabira sem Racismo, que promove atividades de informação e conscientização em escolas locais.

Neste ano, a Diretoria conquistou um veículo próprio para assistência às comunidades quilombolas. Também, restaurou o monumento de Zumbi dos Palmares localizado próximo à Praça Acrísio Alvarenga, no Centro. “Zumbi tem uma representatividade ímpar para todos nós, sobretudo ao movimento negro”, ressalta Lena. A recuperação ocorreu no mês de abril, com recursos da Prefeitura.  A entrega dos dois feitos ocorrerá no âmbito da programação.

Confira a agenda da Semana da Abolição da Escravatura:

4 a 13 de maio

  • Programa Educando Itabira Sem Racismo
  • Parlamento Jovem (Escola do Legislativo)

Sábado, 4 de maio

  • Palestras e projeto “Maré Verde”
    Local: Morro Santo Antônio
    Horário: 7h

Domingo, 5 de maio

  • Dia da Beleza
    Local: Comunidade Gomes /Pari/Jacutinga
    Horário: 7h

Segunda-feira, 6 de maio, a sexta-feira, 10

  • Palestras do Programa Educando Itabira Sem Racismo
    Local: escolas itabiranas

Segunda-feira, 13 de maio

  • Dia da Abolição da Escravatura; solenidade de entrega de veículo ao Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Diretoria Para Promoção da Igualdade Racial; entrega da restauração da estátua de Zumbi dos Palmares.
    Local: Praça Zumbi dos Palmares (em frente ao Bretas)
    Horário: 9h30

LEIA MAIS

Comentários