Secretaria de Estado de Cultura divulga selecionados em edital de Festas Tradicionais

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) divulgou os contemplados no edital de Premiação das Festas Tradicionais das Comunidades Indígenas ou Grupos Tribais. São distribuídos 13 prêmios, no valor de R$ 15 mil, totalizando R$ 195 mil, para iniciativas desenvolvidas no sentido de preservação das festas tradicionais das comunidades indígenas ou grupos tribais.

O objetivo, com a premiação, é também o de reconhecer e apoiar iniciativas culturais já realizadas ou em realização por povos indígenas, dando visibilidade às expressões culturais desses povos. Todas as iniciativas premiadas são de cunho coletivo e beneficiam toda a respectiva comunidade aldeada selecionada no edital.

Para a diretora de Interiorização da Secretaria de Cultura, Mara Mattos Cardoso, o processo foi cuidadoso e levou em consideração o registro das culturas tradicionais. “No material contido nas propostas pudemos perceber as peculiaridades desse povo tão rico culturalmente. São hábitos e costumes da vida indígena que caracterizam a importância da preservação desse modo de viver”.

Acesse o resultado do edital

Critérios de seleção

Para seleção de propostas, foram levados em consideração os seguintes critérios:

  • Descrição de forma clara e objetiva e demonstração mediante fotos, vídeos, matérias de jornais ou outros da iniciativa desenvolvida;
  • Importância da atividade para o fortalecimento das expressões culturais que estejam em processo de esquecimento por parte de suas comunidades;
  • Valorização dos conhecimentos e das práticas tradicionais no desenvolvimento da iniciativa;
  • Alcance dos benefícios da atividade cultural aos integrantes da comunidade;
  • Desenvolvimento de ações de registro nas comunidades em que atuam;
  • Proposta de integração da cultura indígena com outras esferas do conhecimento e da vida social.

*Com informações da Agência Minas.

LEIA MAIS

Comentários