São Gonçalo do Rio Abaixo promove o 14º Festival de Inverno

São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais, promove de 25 a 29 de julho a 14° edição do Festival de Inverno. O evento promete aquecer a diversidade cultural do município com apresentações teatrais, shows e oficinas. Este ano, todas as atrações culturais serão realizadas no Centro Cultural. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos ocorre uma hora antes das sessões.

Atrações

A peça “Desculpa, não Estamos na TV” é o destaque da noite de abertura do evento, quarta-feira, 25, às 20h. O espetáculo é uma produção da companhia de humor Desculpa Qualquer Coisa, formada por comediantes e atores com experiência em stand-up comedy e improvisação teatral.

O grupo surgiu com a proposta de explorar diversas formas de humor nos palcos, sempre com textos originais. Depois de criar e apresentar quatro peças totalmente diferentes no primeiro semestre de 2013, com esquetes, monólogos e quadros de improviso, o grupo reuniu as melhores cenas e montou sua primeira peça temática, que tem o universo televisivo como fonte de inspiração. A classificação é 12 anos.

No dia 26, quinta-feira, a atração é o cantor e compositor mineiro do Vale do Jequitinhonha, Rubinho do Vale, que se apresenta às 20h. O trabalho do artista está ligada à cultura popular, ao folclore, sendo uma sonoridade bem brasileira. Na sua obra está a marca de parceiros do Vale do Jequitinhonha, como Chico dos Bonecos, Tadeu Martins, Wesley Pioest, Flávio Friche e Gonzaga Medeiros. O show tem classificação livre.

Na sexta-feira, 27, dia em que se comemora o 11º aniversário do Centro Cultural, a Cyntilante Produções apresenta “Aladim”. Adaptação de um dos contos mais famosos da coletânea árabe “As Mil e Uma Noites”. Sabe-se, porém, que a história foi acrescentada à coletânea pelo orientalista francês Antoine Galland, responsável pela tradução que popularizou a obra no Ocidente.

A produção conta a história de Aladim, que descobre em uma lâmpada um gênio poderoso, que pode se transformar em qualquer pessoa ou coisa e que lhe concederá três desejos. Ele, então, planeja usá-los para conquistar a princesa, sem imaginar que um mago será o seu inimigo. O espetáculo tem classificação livre e ocorre às 19h30.

O “Circo do Sufoco” é o espetáculo da noite de sábado, 28. Na apresentação, o palhaço Sufoco, personagem do ator Rafael Mourão, se desdobra para agradar ao público com seus vários talentos: mágico, malabarista, acróbata e equilibrista. A atração será às 19h30 e tem classificação livre.

Para encerrar a 14º edição do evento, no domingo, 29, às 20h30, o show “Musicalidade” retorna ao Festival de Inverno. Apresentado por músicos da cidade, de várias gerações e estilos, o show é eclético e promove encontros surpreendentes. A classificação é livre.

Oficinas

Nos dias 26 e 27, a chef mineira Wilma Miranda vai ensinar receitas atrativas e fáceis de reproduzir em duas oficinas realizadas na Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada uma delas. As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural. As vagas são limitadas.

Destinadas tanto para o público infantil quanto para adultos, os encontros vão explorar nuances, técnicas e sabores da gastronomia, estimulando habilidades e o amor pela cozinha.

A oficina para crianças, promovida de 14h às 16h30, é voltada para meninos e meninas acima de sete anos, e vai proporcionar uma tarde divertida. Nos encontros, eles serão estimulados a desenvolver bons hábitos alimentares, entendendo que comer faz parte de um momento especial. Além disso, vão aprender a fazer biscoitos divertidos, sanduíche gourmet, suco de cores e sabores, pão de queijo especial, cupcake e suco surpresa.

Na oficina para adultos, realizada de 17h às 19h30, serão ensinadas técnicas e orientações para que os participantes sejam capazes de preparar refeições elaboradas e saborosas. O objetivo é que aprendam a colocar a mão na massa sem gastar muito tempo na cozinha. Quem participar vai aprender a preparar entrada de pão de queijo especial e o prato principal de ragu de rabada com agrião, com acompanhamento de creme de milho. Outro cardápio ensinado será o pão focaccia de entrada, seguido do prato principal: chop suey de legumes acompanhado de arroz branco.

O Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo é uma promoção da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo.

LEIA MAIS

Comentários