Santa Maria de Itabira terá seu primeiro de Festival de Inverno. Confira a programação!

A cultura é um item marcante na história de Santa Maria de Itabira, porém, o setor nem sempre recebeu o devido destaque. Exemplo disso é o compositor José Duduca de Moraes, autor da valsa “Minas Gerais”, considerada o hino não oficial do estado. Apesar de ser santa-mariense, pouca gente associa o músico com a cidade. Com o objetivo de valorizar a cultura local e impedir novos erros históricos, a Prefeitura de Santa Maria de Itabira irá realizar entre os dias 13 e 16 de julho o primeiro Festival de Inverno do município.

O evento tem o objetivo de destacar os artistas locais e promover novas experiências culturais. Assim, o Festival de Inverno deve seguir um modelo de organização diferente dos encontrados em outras festas da Prefeitura de Santa Maria, como o Carnaval e a Cavalgada de Santa Maria.

“O impacto que o festival pode proporcionar é despertar o interesse das pessoas em conhecer um pouco mais a nossa cultura, dos nossos escritores, músicos e outros artistas. Além do resgate cultural, buscamos proporcionar aos nossos moradores e visitantes a oportunidade de vivenciar experiências diferentes dos nossos eventos tradicionais”, afirma Diogo Santos Oliveira, secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Programação

O Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira começa na quinta-feira, 13 de julho, às 19h, com apresentações artísticas regionais. No mesmo dia, o Grupo Perecolândia de Quadrilha celebra a cultura de São João e, em seguida, shows com Nonoca e Romário e Pedro Muxiba.

Na sexta-feira, 14 de julho, a programação começa cedo. Às 9h, acontece o Dia de Cooperar 2017 – uma iniciativa da Cooperativa Vale do Santo Antônio em parceria com a Fundação Francisco de Assis e Prefeitura de Santa Maria. Em seguida, tem intervenção artística com As Empregadinhas e Palhaça Luba e o workshop “Mercado Criativo: Dá Pra Viver de Arte no Brasil?”, ministrado pelo músico Igor Venal e a produtora cultural Carla Lisboa. À noite, a partir das 20h, shows com Matheus Morais, Pê e Banda e Los Hervês.

15
O itabirano Igor Venal ministra workshop na sexta-feira e no domingo sobe ao palco para o lançamento do seu EP “Transgênese”.

A programação do evento se estende por todo o sábado, 15 de julho. Durante todo o dia tem intervenção cultural. À tarde, às 14h, acontece a oficina “Decoração em Caixas e Garrafas”; às 15h, show com o coletivo musical Nosso Fulcro; às 18h, lançamento do livro “A Arte da Dona Divina”, de Joana D’Arc Torres de Assis; às 19h, espetáculo teatral “Negro Sou”; às 20h, show Gilson das Gerais; às 22h, show com Renato Viana (vencedor do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, em 2015); e às 23h30, show com Gisele Andrade e banda.

O Festival de Inverno de Santa Maria se encerra no domingo, 16 de julho, com apresentação da Cia Teatral Circunstância, às 18h; em seguida, Igor Venal sobe ao palco para o lançamento do EP “Transgênese”; e às 20h, o cantor, ator e humorista Saulo Laranjeira faz o seu show.

16
O cantor, ator e humorista Saulo Laranjeira é uma das grandes atrações do I Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira.

Impacto econômico

A primeira edição do Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira será organizada com um orçamento enxuto. Esse modelo de gestão segue as diretrizes já aplicadas em outros eventos promovidos pelo Município. O Carnaval de 2017, por exemplo, foi promovido com R$ 77 mil – em anos anteriores chegou a custar R$ 200 mil aos cofres públicos.

WhatsApp Image 2017-06-22 at 09.41.19

SERVIÇO

I Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira
Data: de 13 a 16 de julho
Local: Santa Maria de Itabira (Minas Gerais)
Ingressos: Gratuito

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.