Depois de promover o seu primeiro Festival de Inverno, Santa Maria de Itabira, em Minas Gerais, segue com o seu trabalho de desenvolvimento e fomento cultural. Entre os dias 17 e 20 de novembro, a cidade recebe o festival “Cultura Afro – Fest Afro”, que transformará a comunidade quilombola do Barro Preto em um ambiente de reflexão sobre as questões étnico-culturais. O evento é em comemoração ao mês da Consciência Negra.
O Fest Afro tem o objetivo mostrar a história e as tradições que influenciaram aqueles que descendem dos escravos do período colonial brasileiro. A programação do evento aborda processos históricos, religiosos e culturais com o objetivo de valorizar a identidade quilombola da região. Para isso, preparou uma série de apresentações culturais e workshops sobre a cultura negra.
Além disso, durante o Fest Afro serão comercializados comidas típicas e produtos artesanais da comunidade do Barro Preto. O evento, ainda, promoverá visitações de escolas das redes pública e particular das cidades vizinhas na sexta-feira, 17, ou segunda-feira, 20. Para participar é necessário entrar em contato com a direção da Escola Municipal Padre Estevam Viparelli, que fica na região quilombola de Santa Maria, pelos telefones (31) 9 9646-2770, (31) 9 9306-4274 ou (31) 9 9647-9993.
Durante as visitações será cobrado um valor simbólico de R$ 2 por pessoa. Todo dinheiro arrecadado na iniciativa será revertido integralmente para a associação de moradores do Barro Preto. Esses recursos serão aplicados na construção de uma sede para a entidade.
Saiba mais
Localizada a 5 km da área urbana de Santa Maria de Itabira, a comunidade quilombola do Barro Preto surgiu na segunda metade do século XIX e, desde então, vem transmitindo por via oral suas tradições culturais e gastronômicas.
Confira a programação completa do “Cultura Afro – Fest Afro”:
Sexta-feira, 17 de novembro
- A partir das 9h – Visitação escolar com programação da comunidade
Sábado, 18 de novembro
- 15h – Workshop “Identidade Negra” – Meninos de Minas
- 16h30 – Encontro de Capoeira
- 19h – Show “Comunidade em Cena”
- 20h – Show com Meninos de Minas
Domingo, 19 de novembro
- 12h – Almoço com Pratos Típicos – Apresentações Artísticas
- 14h – Encontro de Batuque
- 15h – Workshop “Musicalidade Negra” – Maíra Baldaia
- 16h – Roda de Samba – Grupo Supremacia
- 20h – Show com Maíra Baldaia e Banda
Segunda-feira, 20 de novembro
- 9h – Visitação Escolar
- 12h – Almoço Com Pratos Típicos – Apresentações Artísticas
- 15h – Missa Conga
- 18h – Show de Encerramento com Maurício Tizumba
LEIA MAIS
- Teatro da FCCDA recebe espetáculo “Teresa e as Cores” da Escola de Música da UFMG
- Conheça Storen, banda mineira que une rock ao eletrônico
- Brasilidade e psicodelia marcam álbum de estreia dos cariocas do Barba Ruiva
- Orquestra Ouro Preto apresenta concerto “The Beatles” em São Gonçalo do Rio Abaixo