Santa Bárbara inaugura em junho o Museu Antoniano

A antiga Casa de Câmara e Cadeia de Santa Bárbara abrigará, a partir da segunda quinzena de junho, o Museu Antoniano. O espaço apresentará aos santa-barbarenses e turistas a vida de Santo Antônio, padroeiro do Município.

A expografia do Museu Antoniano contará com painéis e expositores instalados pelo imóvel. Além disto, haverá uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção e, no primeiro piso, o local também abrigará uma queijaria.

08

Homenageado

O padre Francisco Trombert nasceu em Senador Firmino no ano de 1917. Ele estudou nos seminários do Caraça e de Petrópolis e foi ordenado em Mariana, no dia 24 de novembro de 1946, pelo arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira.

O sacerdote foi professor e diretor do Patronato em Santa Bárbara, local onde faleceu em 14 de setembro de 2000. Padre Trombert ficou conhecido por fazer muitos “milagres” na cidade, sendo, homenageado no cenário que celebra o padroeiro local.

07

O imóvel

Instalada em 1839, com a elevação do Arraial a Vila de Santa Bárbara, a Casa de Câmara e Cadeia foi inaugurada no início do ano de 1840. A arquitetura neoclássica do imóvel seguia o estilo da época e a divisão dos espaços apresentava o esquema tradicional português, com a Câmara funcionando no segundo andar e a Cadeia no primeiro.

A Casa de Câmara e Cadeia sempre fez parte do cotidiano dos santa-barbarenses, tanto pelo papel administrativo, como pelas cenas comuns de presos pedindo esmolas e conversando com os transeuntes através das grades das janelas, inclusive nas procissões religiosas.

LEIA MAIS

Comentários