REDE MINAS: Raimundos participa do programa Alto-Falante e Faixa de Cinema exibe documentário sobre a influência da música brasileira em Israel

Uma das melhores bandas de rock brasileiro é o Raimundos. Este ano realiza turnê em comemoração aos 25 anos de trabalho. Em entrevista à jornalista Brenda Marques, eles contam sobre a trajetória de sucesso. O programa também traz um bate-papo com Iconili. O grupo, que conta com 11 integrantes, apresenta uma linguagem especial para os amantes da música, colocando em suas melodias o rock progressivo marcado pelo som afro-brasileiro. O Alto-Falante exibe, em primeira mão, as imagens do show de lançamento do novo álbum dessa banda.

O programa ainda apresenta novos trabalhos e a lista é grande. Um deles é The Baggios, que lança o clipe do álbum “Vulcões”, marcado pelo rock e pelo blues. O público de casa também confere o depoimento do guitarrista Júlio Andrade, que deu um recado especial para o Alto-Falante. Outro destaque são os canadenses do Black Mountain, que com novo trabalho do álbum de estúdio “Destroyer”, mantém no som toda acidez psicodélica com o hard.

O Alto-Falante preparou novidades que são exibidas no quadro “HTTP” e dá dicas do que a internet traz. O destaque é para os mashups. O estilo faz uma fusão entre músicas e artistas diferentes em uma só canção. O resultado é inusitado, como Elis Regina e Radiohead juntos.

O clássico do rock é presença garantida por Adriano Falabella. No quadro “Enciclopédia do Rock“, ele conta a história e os sucessos dos britânicos “Ten Years After”, que cativaram uma legião de fãs e marcaram presença no Woodstock.

O Alto-Falante vai ao ar no sábado, 8 de junho,, às 17h, pela Rede Minas, e às 14h, pela TV Brasil.

Faixa de Cinema

Israel fica a mais de dez mil quilômetros do Brasil. Apesar da distância, a população entoa “moro num país tropical”. Não é só o clima que as duas nações têm em comum, mas o gosto pela Música Popular Brasileira (MPB). Na sexta-feira, 7 de junho, a Rede Minas exibe o documentário “Israel Casa de Bamba”, de Felipe Ivanicska. Na tela pela primeira vez na TV, o público confere como a influência das letras e melodias do Brasil agrada essa população do continente asiático. Um povo que tem “uma vontade profunda de viver”, define o cantor Gilberto Gil em depoimento no filme, citando que Israel tem a cultura da informação como um livro da civilização. O documentário, de 2011, participou dos festivais de cinema no Brasil e em Israel, como o Mimo, em Olinda e Ouro Preto, e o Centro Cultural Brasileiro, em Tel Aviv.

Curiosidades é que não faltam. No filme, Ivanicska exibe programas de sucesso da década de 70, de Israel, que apresentavam músicos famosos do país que cantavam a MPB em hebraico. Algumas das letras e melodias brasileiras ganharam, até mesmo, novas versões. Muitas uniram celebridades israelitas, como o cantor Matti Caspi e o poeta Ehud Manor. O documentário mostra a influência do Brasil no local até os dias de hoje, que continua a entoar as canções em palcos, bares e casas noturnas. “Israel Casa de Bamba” apresenta o jeitinho brasileiro que conquistou os israelitas não só na tradição do carnaval e do futebol, assim como na música e no gingado das canções.

O documentário “Israel Casa de Bamba” vai ao ar na sexta-feira, 7 de junho, às 23h45, na Faixa de Cinema, pela Rede Minas.

SERVIÇO

Alto-Falante: Raimundos, Iconili, The Baggios, Black Mountain e mais
Apresentação: Terence Machado e Sabrina Damasceno
Participação especial: Adriano Falabella (“Enciclopédia do Rock“)
Veiculação: aos sábados, às 17h, pela Rede Minas, e às 14h, pela TV Brasil

Faixa de Cinema: “Israel Casa de Bamba”, de Felipe Ivanicska
Data: sexta-feira, 07 de junho
Horário:
23H45
Veiculação: às sextas-feira, às 23h45, pela Rede Minas

*A Rede Minas está no ar no canal 9.1 (HD) e 9.2 (SD); One Seg (para portáteis) 9.3; Net 20 e Net HD 520; Oi 09; além do site da emissora www.redeminas.tv e o aplicativo.

LEIA MAIS

Comentários