Rede Minas exibe neste semana série sobre a mineira Cataguases e o cinema

Reportagens especiais mostram, durante toda a semana, a história do cinema, a indústria cinematográfica e os festivais que consagram a cidade como referência audiovisual

Cataguases, na Zona da Mata de Minas Gerais, firmou-se como um polo audiovisual. A cidade que ainda conserva um cinema da década de 50 e é cenário de dezenas de produções foi onde viveu, desde a infância, o consagrado cineasta Humberto Mauro. Para Glauber Rocha, o mineiro foi o “pai do cinema novo”, como citam tantos estudos. Para falar sobre o município, que agora concorre ao título de “Cidade Criativa”, da Unesco, o Jornal Minas, da Rede Minas, apresenta uma série especial em cinco episódios que vem sendo exibida desde a segunda-feira, 27 de maio.

No primeiro episódio, o repórter Paolo Xavier percorre as ruas da cidade relembrando a vida do cineasta Humberto Mauro, que assinou mais de 300 produções – alguns desses filmes considerados como marco do cinema no Brasil. Paolo conversa com o jornalista e escritor Ronaldo Werneck, que também é de Cataguases e escreveu o livro “Kiryrí Rendáua Toribóca Opé”, um ensaio biográfico de Humberto Mauro.

Nos episódios seguintes – de terça-feira, 28, a sexta-feira, 31 – o público confere mais sobre a produção cinematográfica no município e novidades e curiosidades do tema. A série exibida nos jornais faz parte da campanha “Rede Minas em Apoio às Cidades que Concorrem a Rede Cidades Criativas da Unesco”. A emissora apresenta programação especial, durante todo o mês, que mostra as riquezas e potencialidades dos municípios mineiros que concorrem ao título. São sete categorias. Cataguases disputa pelo “Cinema”; Belo Horizonte, pela “Gastronomia”; e Diamantina, pela “Música”. Atualmente, 180 cidades de 72 países foram agraciadas com o título – apenas oito no Brasil.

SERVIÇO

Série “Polo de Cinema de Cataguases – Do Clássico ao Contemporâneo”
Período de exibição:
de segunda-feira, 27 de maio, a sexta-feira, 31
Onde: Jornal Minas 1ª Edição, às 12h30, e Jornal Minas 2ª Edição, às 19h15

*Como sintonizar: a Rede Minas está no ar no canal 9.1 (HD) e 9.2 (SD); One Seg (para portáteis) 9.3; Net 20 e Net HD 520; Oi 09; além do site da emissora www.redeminas.tv e o aplicativo.

LEIA MAIS

Comentários