Reabriram a tumba de Tutancamôn!

Depois de dez anos de trabalhos de recuperação e reparos, a tumba do faraó egípcio Tutancâmon foi reaberta ao público. E a tumba ainda contém a múmia do faraó em uma caixa de vidro, assim como o seu sarcófago exterior, feito de madeira dourada. Depois de cem anos de visitas, de ter permanecido fechada por 3 mil anos, de sofre com ação do tempo, da poeira e de turistas, o lugar ainda causa impacto.

O trabalho de recuperação foi comandado por Neville Agnew, diretor do projeto liderado pelo Getty Conservation Institute, de Los Angeles. Sua equipe de 25 pessoas, incluindo arqueólogos, arquitetos, engenheiros e microbiólogos elaborou e efetuou o projeto de preservação da tumba. As pinturas nas paredes e no teto, por exemplo, voltaram à aparência que tinham quando o arqueólogo britânico Howard Carter descobriu e entrou pela primeira vez no local, em 1922.

Eles puderam identificar impactos ambientais e indícios de danos causados por turistas, como pichações, arranhões e itens furtados. Além disso, descobriram que o vapor d’água da respiração dos visitantes afetou todos os objetos da tumba. Além disso, reconstruíram a plataforma acessada pelos visitantes para mantê-los distantes das frágeis paredes do local e desenvolveram um novo sistema de ventilação que limita os efeitos do CO2, da umidade e da poeira. Quem visitar o local notará ainda que o chão de madeira, as luzes e rampas dentro da tumba foram trocados.

2019-01-31t132303z-1744345695-rc11e0b339a0-rtrmadp-3-egypt-archaeology-tutankhamun

Para que tudo isso pudesse ser feito, a múmia do faraó precisou ser removida do local. A operação para levantar seu invólucro de 250 quilos foi tensa, contando com 12 homens para carregar a múmia rampa acima.

Todo o processo de recuperação durou dez anos. Por isso, um novo projeto deve começar a limitar o número de turistas autorizados a visitar o local. A ideia deve se estender a outras as tumbas do Vale dos Reis para evitar que elas sejam arrasadas pelo turismo em massa.

LEIA MAIS

Comentários