Rapper Vera Veronika empodera mulheres negras no single “Afrolatinas”

“Afrolatinas, mulheres fortes”. Essa frase repetida durante o novo single da rapper brasiliense Vera Veronika resume toda a realidade daquelas nascidas em meio à luta, tornando-se guerreiras desde o berço. A música “Afrolatinas” estará no álbum de mesmo nome e já se encontra disponível nos principais serviços de streaming.

Rapper, compositora, mantenedora de abrigo infantil, pedagoga, empreendedora e consultora nas causas de Direitos Humanos, Vera Verônika tem na luta de sua música um reflexo de sua vida. Uma das pioneiras no rap nacional e primeira rapper feminina do Distrito Federal, Vera sempre encontrou na cultura do hip hop a força necessária para lutar contra tudo o que parecia injusto.

Vera Veronika - Afrolatinas

“Essa música foi criada há muito tempo. Aqui em Brasília tem um festival chamado Latinidades, que tem como foco o empoderamento da mulher negra. No dia 25 de julho de 1992, quando mulheres negras se reuniram para o primeiro encontro das mulheres afrolatinoamericanas e caribenhas, a gente marcou história enquanto mulheres de luta e que têm várias demandas que são muito específicas. A minha intenção foi relatar e potencializar essa história, das mulheres que lutam todos os dias”, explica Vera Veronika.

O single “Afrolatinas” foi escrito pela própria Vera, com colagem de DJ Donna e Las Crudas e conta com participação de Paula Dias e DJ Donna nas vozes. As fotografias são do acervo Latinidades, por Tatiana Reis. A produção é de Higo Melo.

03

Ouça “Afrolatinas”:

LEIA MAIS

Comentários