Há algum tempo, os admiradores da cena musical independente de Itabira vem observando um crescimento em sua produção e o surgimento de nomes fortes na área. Uma dessas pessoas é o rapper 100Sei. Hoje, por meio do selo QDC Beats, ele produz cerca de 30 artistas itabiranos e mais de 150 no Brasil e no exterior, acumulando mais de 300 mil visualizações nas redes sociais.
“Trabalhamos de forma honesta, sincera e realmente independente. A cena de Itabira é muito vinculada à Prefeitura [Municipal de Itabira – PMI] e à Fundação Cultural [Carlos Drummond de Andrade – FCCDA]. São sempre os mesmo nomes, os mesmos projetos e as mesmas pessoas envolvidas. Se tornou uma espécie de círculo cultural em que não se avalia potencial ou talento”, reflete o rapper.
Ainda assim, 100Sei frisa que o mais importante é que o artista, cantor ou MC consiga focar em sua produção de forma detalhista e buscando diferenciais que o destaque na cena. “Ter batidas e melodias exclusivamente produzidas para sua arte, envolver profissionais e beatmakers que possam fazer com que seu trabalho ganhe força, autenticidade e mais qualidade. Isso garante que o trabalho não se torna uma obra midiática e faz com que o movimento independente se desenvolva e se fortaleça. Um trabalho sincero, qualificado e sem vínculos culturais municipais tem muita importância e deve ser valorizado por sua essência”, conclui.
É pensando nisso que 100Sei não para de criar novos projetos e investir em sua própria carreira. Recentemente ele lançou seu primeiro videoclipe oficial, da canção “Rimas Pesadas”, que faz parte da nova mixtape do rapper, e a música “Efeitos”. O artista conta que “a música foi produzida em 24 horas, o beat foi mapeado e reconstruído usando o sample da música ‘MOB79 Atletas do Ano’, trabalhando uma nova bateria, além de ambiência e sequências para dar forma a música”, explica.
A música foi produzida e gravada pelo próprio rapper em seu home studio. A letra gira entorno de uma temática comum a ele: “fala da cena hip hop, do reconhecimento do trabalho, de como ser independente é uma luta, e de como eu e meus manos somos soldados dessa guerra”, destaca 100Sei. Para o videoclipe, o artista contou com o apoio do Studio 8 Portas, de Belo Horizonte, que assumiu parte da edição e montagem das cenas sob direção de edição de João Malfitano.
Confira o videoclipe de “Rimas Pesadas”:
Confira a música “Efeitos”:
Conheça as redes sociais de 100Sei:
LEIA MAIS
- 1º Festival Sindical da Canção oferece R$ 6 mil para música vencedora
- Pena de Pavão de Krishna e Projeto Gandarela realizam em Belo Horizonte o cortejo “Águas Gerais” para celebrar o meio ambiente
- Projeto “90 segundos” incentiva produção musical local, registra tudo em vídeo e expande a divulgação da cena independente itabirana
- Maíra Baldaia realiza turnê que começa na Europa e termina em São Paulo