Promovida pela Fundação Cultural, a 14ª Semana Drummondiana começa hoje

Uma tradição no calendário cultural de Itabira, a Semana Drummondiana chega à sua 14ª edição. Esse ano, a Prefeitura de Itabira, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e a patrocinadora Vale prepararam uma programação que se dedica à obra do escritor e ao fomento da literatura.

Entre os dias 28 e 31 de outubro, Itabira recebe nomes importantes da literatura nacional, oficinas temáticas, sessões de cinema, contações de história, mesas redonda, entre outros. A intenção é fomentar a busca por novas práticas literárias. “Esse ano a Semana Drummondiana reveste-se de um significado ainda mais especial para Itabira e seu povo: comemoramos os 70 anos da primeira edição do livro “A Rosa do Povo” (1945), uma das mais importantes obras de Carlos Drummond de Andrade e de toda a literatura brasileira. Além, é claro, dos 85 anos do lançamento da primeira obra do poeta maior, “Alguma poesia”, destaca a superintendente da FCCDA, Cristina Magalhães Alves.

Cristina Magalhães reforça ainda que 2015 é um ano icônico para a poesia nacional. “No dia 31 de outubro, quando festejamos o aniversário de nosso poeta, o Brasil comemorará – pela primeira vez – o “Dia Nacional da Poesia”, como estabelece a Lei nº 13.131 assinado pela Presidente da República em 03 de junho desse ano”.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
A solenidade de abertura acontece, na quarta-feira, 28 de outubro, a partir das 19h, no Teatro da FCCDA. Em seguida, o Grupo Musical Meninar estreia nos palcos itabiranos. Formado por crianças e jovens entre 10 e 22 anos, o grupo musical se apresenta sob a regência de Marcelo Hautequeste. No repertório, compositores conhecidos da música popular brasileira, como Vinícius de Moraes, Tom Jobim e Billy Blanco, entre outros.

Finalizando a programação de abertura, a escritora ouro-pretana Guiomar de Grammont ministra a palestra “Mundo mundo, vasto mundo, mais vasto é o meu coração: Carlos Drummond de Andrade”. Guiomar aborda a leitura e a interpretação de poemas drummondianos pelo prisma da filosofia, iluminando aspectos centrais de sua vida e obra.

A escritora é doutora em Literatura Brasileira pela USP, com estágio na EHESS de Paris, na qual lecionou como professora visitante. Foi diretora, por dois mandatos, do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, do qual é professora desde 1994. Além disso, Guiomar criou e coordena o Fórum das Letras de Ouro Preto, há 10 edições.

“As crises têm o tamanho e o peso que lhes dermos. Nós a temos como um desafio que nos convoca à resistência, ao trabalho e ao esforço de toda a equipe da FCCDA para que essa programação seja, a cada ano, mais rica e diversificada”, ressalta Cristina Magalhães.

A programação completa da 14ª Semana Drummondiana pode ser acessada no site www.fccda.mg.gov.br.  Outras informações pelo telefone 3835-2102.

Comentários