Projeto Valores de Minas abre 570 vagas para 2019

O bem sucedido programa Valores de Minas, criado pelo Servas e o Governo de Minas, proporciona a jovens das escolas estaduais a possibilidade de participar de oficinas de arte. A ideia é oferecer aos estudantes, por meio da cultura, formação cidadã e crescimento pessoal. Ele foi lançado em 2005 e, desde lá, vem beneficiando cerca de 500 estudantes anualmente.

Agora, por meio de um edital para o ano de 2019, o programa acaba de abrir 570 vagas para novos integrantes. A divulgação do processo seletivo é feita pelo Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (Cicalt). As inscrições podem ser feita até 10 de janeiro, por meio do preenchimento da ficha de inscrições on-line. Os cursos são gratuitos e as aulas começam no dia 7 de fevereiro.

Para participar, os candidatos devem ter entre 14 e 29 anos; residir na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); estar regularmente matriculados e frequentes no ensino fundamental ou médio, ou ter concluído o ensino médio (estudantes egressos) em uma escola da rede pública de ensino de Minas Gerais.

COMO FUNCIONA O VALORES DE MINAS

Durante o programa, os inscritos podem participar de oficinas de teatro, circo, música, dança e artes plásticas. Ainda estão incluídas no currículo aulas de história da arte, literatura, ética e cidadania, bem como aulas de reforço escolar aos fins de semana.

Para que as aulas aconteçam, o programa tem um espaço próprio numa área de 3.500 metros quadrados, em Belo Horizonte. Os alunos inscritos participam do projeto por nove meses, recebem mochila, uniforme, vale-transporte, lanche e almoço. Além disso, ao final do ano, eles criam e apresentam um espetáculo que integra todas as linguagens estudadas. Isso inclui elaboração do roteiro, escolha da trilha sonora, produção do cenário, seleção do figurino e dos adereços e, claro, a atuação.

O Valores de Minas também tem capacidade multiplicadora: o Valores de Minas/Reeditores de Arte e Cultura. O curso extra oferece oportunidade de crescimento para os 70 jovens que mais se destacarem ao longo do ano para se formarem como monitores de artes cênicas e música, tornando-os multiplicadores de sua experiência em suas escolas e comunidades. Além do mais, são oferecidos cursos de atualização para professores de artes da rede estadual e oficinas durante as férias.

LEIA MAIS

 

 

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras