Projeto quer reunir histórias de imóveis da mineira Itabira contadas por moradores e admiradores da cidade

“Toda História tem Endereço” é uma iniciativa para celebrar os 150 anos do Ofício de Registro de Imóveis de Itabira, Minas Gerais

Já pensou quantas histórias incríveis aconteceram nas casas, comércios, praças, esquinas, ruas e fazendas da mineira Itabira? Pensando nisso, foi lançado o projeto “Toda História tem Endereço”. A ideia é fazer com que o máximo de “causos” relacionadas a algum pedaço da cidade seja contada pelos seus próprios moradores, ex-moradores e mesmo visitantes que tanto amam essa terra.

O projeto é uma iniciativa do Ofício de Registro de Imóveis de Itabira, que completará 150 anos em novembro de 2019. O “cartório”, criado ainda no século XIX, é o responsável por ser o guardião de documentos históricos, registros e matrículas que contam diversas partes da própria história itabirana a partir dos imóveis da cidade.

“Queremos levar o cartório para a cidade e trazer as histórias da cidade para dentro do cartório, onde as coisas são registradas. É uma reverência às pessoas. Todo imóvel é um palco. A gente cuida de uma parte importante desse palco, mas não fazemos esse palco. Quem faz são as pessoas”, explica José Celso Vilela, titular do Ofício de Registro de Imóveis de Itabira.

Como participar?

Tem uma história para contar sobre algum endereço de Itabira? Qual delas acha a mais incrível? Sabe quais os “causos” e “lendas” estão relacionados à casa de sua família, à empresa onde trabalha ou mesmo de alguma praça?

Qualquer pessoa pode participar do projeto. Para isso, basta mandar uma história relacionada a algum endereço ou imóvel de Itabira, até 30 de setembro, para o e-mail todahistoriatemendereco@gmail.com. Outra forma de participar é publicar um texto com essa história nas redes sociais (Facebook e Instagram) e marcar com a hashtag #HistóriasDeItabira.

“Humanizar a relação que a gente tem, que é só papel. O que guardamos não são só documentos frios. Aquilo ali é palco de histórias de vidas, de famílias, de decisões, de risadas, de dores, de desenvolvimento econômico, das pessoas que passam por Itabira no tempo. No projeto ‘Toda História tem Endereço’ queremos mostrar para a sociedade, para os clientes, que a gente se preocupa com tudo isso”, disse Vilela.

Livro comemorativo

A campanha de recolhimento de histórias contadas por itabiranos, moradores e visitantes irá até o final do mês de setembro. Depois disso, uma comissão de jornalistas, historiadores, fotógrafos e registradores irão selecionar algumas delas para fazerem parte de uma publicação histórica a ser lançada em novembro, quando acontecerá a comemoração dos 150 anos do Ofício de Registro de Imóveis.

“O legado que ficará é o respeito com Itabira. A ideia de deixar esse livro no cartório é para que essas histórias compostas de gente — e não só de documentos — estejam ali registradas, numa comunhão de narrativa jurídica com os fatos”, completou Vilela.

SERVIÇO

Projeto “Toda História tem Endereço” — 150 anos do Ofício de Registro de Imóveis de Itabira
Facebook do projeto: fb.com/todahistoriatemendereco
Instagram do projeto: @todahistoriatemendereco
Como participar:

  • Opção 1 – Mande uma história para o email todahistoriatemendereco@gmail.com;
  • Opção 2 – Escreva uma história no Facebook ou no Instagram e marca com a hashtag #HistoriasDeItabira.

LEIA MAIS

Comentários