Projeto Poetizar retoma as suas atividades em abril

O projeto Poetizar do rapper Jefferson Lucas, o Lukinha DDG, utiliza-se dos elementos do hip hop para trabalhar a literatura junto a estudantes, jovens e recuperandos. A poesia e a escrita são transmitidas através de DJs, MCs, break e grafite – novas linguagens que se tornam aliados ao modelo de ensino tradicional. O programa ainda inclui palestras, oficinas e workshops em instituições de ensino e outras instituições.

Em 2016 Lukinha DDG pretende levar o Poetizar para mais de 15 escolas, além de estender o seu projeto a presídios, clínicas de recuperação e instituições sociais como a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). O cronograma de atividades começa em abril.

“A expectativa é de muito trabalho, novidades, renovação de conteúdos dinâmicos e metodologia avançada em relação ao aluno, comunidade escolar e visão sistêmica de todo o processo. O projeto é uma referência em incentivo à leitura e o reconhecimento vem naturalmente”, avalia Lukinha DDG.

O objetivo é repetir o sucesso de 2015, quando o projeto Poetizar alcançou 26 instituições e atendeu oito mil alunos. Além disso, 250 pessoas que estão em clínicas e APACs também tiveram acesso às atividades. “Ano passado tivemos um balanço bem positivo que superou as expectativas, fomentando as atividades diversificadas dentro do ambiente escolar”, ressalta Lukinha DDG.

Reconhecimento

O projeto Poetizar concorre ao Prêmio VIVALEITURA 2016, que tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as experiências que promovam a leitura. Esse prêmio é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério da Educação. “Poder mostrar que o hip hop é uma ferramenta de extrema importância para socialização de indivíduos, um alicerce para o desenvolvimento humanístico, de formar cidadãos que possam ser um diferencial para a sociedade”, afirma Lukinha DDG.

Coroando esse belíssimo trabalho, a Prefeitura de Conselheiro Pena escolheu o Poetizar como projeto piloto para a sua feira literária.

lukinha_ddg_poetizar_02
O projeto Poetizar incentiva a leitura e a escrita.

LEIA OUTRAS MATÉRIAS SOBRE CULTURA.

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.