Projeto “Poetizar”, do rapper Lukinha DDG, é premiado em Belo Horizonte

O projeto “Poetizar”, do rapper Jefferson Lucas, o Lukinha DDG, recebeu na terça-feira, 30 de agosto, o prêmio “Aprender na Cidade”, promovido pela Fundação Vale. A premiação aconteceu no museu Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte.

Concorrendo com outros 118 projetos de 27 municípios, o “Poetizar” ficou na terceira colocação na modalidade “Projetos de Leitura”. É o reconhecimento de uma iniciativa que dialoga e incentiva os jovens a ler e, para isso, utiliza elementos do hip hop – como DJ, MC break e grafite.

01

Por meio dessa linguagem, o projeto “Poetizar” promove a poesia e desperta a sensibilidade para a escrita. As atividades do programa ainda incluem palestras, oficinas e workshops nas instituições de ensino. “A importância social esta na aplicação dos conteúdos e valores repassados para os alunos, através dos elementos hip hop,  diversificação poética, valorização  das crianças e jovens como pensadores, resgate dos valores em escassez, mobilização e inserção, assim promovendo uma sociedade mais justa e formando cidadãos do bem”, avalia Lukinha DDG. 

O prêmio “Aprender na Cidade” tem como objetivo contribuir para a ampliação de espaços e incentivar projetos de leitura nos 34 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo que são percorridos pelo trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

“Os impactos são positivos dando-se a extensão literária, as  bibliotecas com livros diversificados, utilização da inovação para ensinar, formação de clube de leitores, rodas de rima, sarau, festival da língua portuguesa.  As instituições entenderam o recado do projeto que é diversificar a aplicação do conteúdo de acordo com o público para obter sucesso no ensino. O estudante precisa de um alicerce e quando oferecemos uma ferramenta que esteja dentro da sua realidade fica mais fácil o desenvolvimento pois é uma questão de afinidade, mente aberta para o novo e disposição para obter conhecimento”, afirma Lukinha DDG.

Iniciativa itabirana

Criado em Itabira pelo rapper Lukinha DDG, o projeto “Poetizar” atendeu em 2015 cerca de oito mil da rede de ensino. Em 2016, a iniciativa foi expandida e levada a nove cidades da região do médio-piracicaba: Itabira, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo Ipatinga, Timóteo, Santa Bárbara, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro e Barão de Cocais. A expectativa é de 40 mil estudantes participem do programa.

Saiba mais sobre o projeto “Poetizar” acessando www.lukinhaddg.com.br.

LEIA MAIS

Comentários