No dia 19 de abril, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), em um evento recheado de atrações culturais para homenagear o poeta Carlos Drummond de Andrade, a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) apresentará a exposição de telefones, onde os visitantes poderão escutar versos, crônicas e poesias do escritor itabirano, além de alguns diálogos dele com a filha Maria Julieta, em sua própria voz.
Idealizada pelo neto do escritor, Pedro Augusto Graña Drummond – que também estará presente na cidade – por meio do projeto “Drummond, Fala, Fala, Fala” e, promovida pela PMI, em parceria com o grupo de robótica Drumonsters da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Unifei, a exposição trará aparelhos telefônicos antigos que pertenceram ao escritor, com diversos momentos de sua obra, recitados por ele.
Responsável pelo evento, Dalma Barcelos, vice-prefeita de Itabira, explicou que a seleção do conteúdo da obra de Drummond será feita pelo neto do poeta e aos universitários do Drumonsters caberá os ajustes nos telefones adquiridos pela PMI. “Nós compramos as peças e passamos para a Unifei, eles é que estão desenvolvendo o sistema e, o Pedro [Drummond], está organizando as crônicas e poesias que serão colocadas nos telefones”.
Detalhes
No início desta semana, o prefeito Ronaldo Magalhães e a vice Dalma Barcelos receberam Pedro Drummond para discutir detalhes da exposição. Segundo Dalma, o objetivo do evento é falar sobre a obra de Drummond e também sobre a sua família, “de uma forma bem íntima, semelhante ao que foi feito no Fórum das Letras, em Ouro Preto, onde, inclusive, o Pedro (Drummond) nos disse que gostou bastante e que ficou bem à vontade. Mas, aqui, ele deseja produzir essa exposição com mais tempo e com mais cuidado”, declarou a vice-prefeita.
Será realizada uma mesa redonda sobre o livro “Uma Forma de Saudade – Páginas de diário” (organizado por Pedro Drummond e lançado no ano passado), com a participação de Humberto Werneck, Edmílson Caminha e Otávia Senhorinha de Andrade Müller. Também serão atrações, um espetáculo da Companhia Itabirana de Teatro e outras apresentações ainda não selecionadas pela Prefeitura de Itabira.
LEIA MAIS
- Santa Bárbara entre as escolhidas para compor cenário de nova minissérie da Globo
- Fundação Clóvis Salgado abre as inscrições para o 20º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte
- Banda itabirana Virginia’s lança o single “Demonstre Amor”
- Catas Altas divulga programação do Carnaval 2018. Confira!