Programa Harmonia, da Rede Minas, prepara especial sobre a música clássica na mineira Diamantina

O programa selecionou reportagens que foram exibidas em sua programação que mostram o valor da música erudita na cidade

Vesperata, serestas e até samba já são conhecidos na cidade de Diamantina, Minas Gerais, mas o município também respira a música erudita. O Harmonia, da Rede Minas, preparou um especial para mostrar a importância do local onde os acordes ainda mantêm a tradição secular do clássico, que ganhou o respeito do público e o gosto pela música. O programa, que será exibido no domingo, 26 de maio, mostra uma seleção de reportagens feitas ao longo dos anos que provam a raiz do estilo nesse grande povoado de mais de 47 mil habitantes.

Diamantina agora disputa o título de “Cidade Criativa”, da Unesco, na categoria “música”. Em 1999, foi tombada como patrimônio mundial da humanidade, também pelas Nações Unidades. O que muitos concordam é que a cidade tem outra riqueza que é patrimônio: a música. Para falar sobre isso, o Harmonia ouviu vários especialistas, como a cientista social Corina Moreira, a flautista francesa Odette Ernest e o organista Rodrigo Teodoro de Paula.

Outra atração é o primeiro órgão fixo construído no Brasil, o Almeida e Silva Lobo de Mesquita, que fica na igreja Nossa Senhora do Carmo. O programa apresenta a história desse instrumento, assim como o funcionamento da peça construída entre 1782 e 1787. Para encerrar, a apresentação do concerto da Orquestra Sinfônica acompanhada do Coral Lírico de Minas Gerais com peças de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, que era organista em Diamantina e foi quem orientou na construção do instrumento, que hoje leva, também, o seu nome.

O programa faz parte da campanha “Rede Minas em Apoio às Cidades que Concorrem a Rede Cidades Criativas da Unesco”. Durante todo o mês de maio, a emissora apresenta ao público uma programação especial que mostra as riquezas e as potencialidades das cidades mineiras que concorrem ao título de Cidade Criativa, da Unesco. Além de Diamantina, que disputa o título na categoria “música”; Cataguases, na Zona da Mata, concorre pela “cinema” e Belo Horizonte, pela “gastronomia”.

SERVIÇO

Programa Harmonia – “Especial Diamantina Musical”
Apresentação: Clóvis Ribeiro
Data e horário: domingo, 26 de maio, às 19h

*A Rede Minas está no ar no canal 9.1 (HD) e 9.2 (SD); One Seg (para portáteis) 9.3; Net 20 e Net HD 520; Oi 09; além do site da emissora www.redeminas.tv e o aplicativo.

LEIA MAIS

Comentários