Escrito por J. K. Rowling, uma cópia original rara do primeiro livro da saga Harry Potter foi vendida, semana passada, por cerca de R$ 133 mil em um leilão. A publicação, com dois erros, foi comercializada pelas bibliotecas de Staffordshire por 1 libra esterlina em 1997, quando foi lançada.
Segundo o conhecido site de leilões Hansons Auctioneers, o proprietário do exemplar não quis se identificar e disse que não esperava que a obra fosse valer tanto. Ele chegou a se desesperar quando percebeu que não havia ofertas antes da venda.
O proprietário contou que comprou o livro junto com três ou quatro títulos para ler em um feriado, há cerca de 20 anos. Leu o livro, não se interessou muito pelo resto da saga e ele ficou esquecido durante anos.
“Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi publicado pela primeira vez pela Bloomsbury, uma pequena editora, em 30 de junho de 1997 após ser rejeitado por vários outros editores. É possível identificar as primeiras edições pelos erros: “philosopher’s” é escrito como “philospher’s” na parte de trás; e no texto, quando a lista de materiais para Hogwarts é citada, a frase “uma varinha” é mencionada duas vezes (uma ao lado da outra). Além disso, a assinatura da autora aparece como Joanne Rowling; ela conhecida como J.K. Rowling.
A venda no leilão coincidiu com o aniversário da autora e do bruxinho que dá nome à saga, no dia 31 de julho.
LEIA MAIS
- Quadrinista brasileiras ganha Prêmio Eisner 2019
- Exposição fotográfica, contação de história, espetáculo teatral e shows na última semana do 45º Festival de Inverno de Itabira
- Cavalgada do Morro D’Água Quente, em Catas Altas, será realizada nos dias 10 e 11 de agosto
- Reforma da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Bárbara, avança mais uma etapa