Na tentativa de criar em seus alunos hábitos alimentares mais saudáveis, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo lançou um projeto inovador e saboroso. O Cardápio Escolar Sustentável foi feito na tentativa de valorizar a alimentação escolar, diversificar as opções com base no uso de vegetais e legumes e incutir na criançada o gosto por pratos vegetarianos.
O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). As culinaristas da SVB convidaram a chef e nutricionista Bela Gil para ajudar a desenvolver novas receitas para as escolas do município, além de ministrar uma série de oficinas. Os novos pratos passarão a ser incluídos, gradativamente, no cardápio escolar a partir desse mês de fevereiro. A ideia é, também, poder vislumbrar o potencial educativo e sustentável da iniciativa.
Atualmente, mais de 2 milhões de refeições são servidas, diariamente, para 1 milhão de bebês, crianças e jovens nas 3,2 mil escolas municipais de São Paulo. Agora, eles poderão saborear pratos ricos em proteínas vegetais, como parte do compromisso em reduzir o consumo de proteínas animais estabelecido pela ONU. O programa também irá agregar outras iniciativas municipais que incentivam a agricultura familiar e as produções locais e orgânicas para melhorar ainda mais o cardápio da criançada.
Quem quiser conhecer melhor o projeto e ter acesso ao cardápio completo que será implementado ao longo do ano, basta acessar esse link. Lá é possível, ainda, ver todas as receitas usadas nas escolas. Assim, outros municípios brasileiros poderão se inspirar e aplicar a ideia.
LEIA MAIS
- Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade lança o edital do 45º Festival de Inverno de Itabira
- Galeria de Arte BDMG Cultural recebe a exposição Estratégias do Mercado
- Você sabia que o Google criou um acervo digital do Museu Nacional?
- Confira a galeria de fotos do baile Roxo e Amarelo, do bloco carnavalesco Madalena Não Gosta de Poema