Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e Emater lançam biblioteca comunitária

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), lançaram, na última semana, a Biblioteca Comunitária Arca das Letras, na comunidade de Água Limpa.

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003, o programa Arca das Letras promove acesso à leitura por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras.

A extensionista da Emater de São Gonçalo, Sônia Maria Costa Azevedo, fez a apresentação do programa. De acordo com ela, essa ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo, a Emater, o MDA e a Delegacia Regional de Belo Horizonte. “O programa tem por objetivo, proporcionar aos jovens da comunidade de Água Limpa a leitura do mundo, através dos livros. A meta é proporcionar-lhes o autoconhecimento, oportunidades, e incentivar a formatação dos seus projetos de vida”, explicou.

Na oportunidade, também foi lançado o projeto “O que você vai ser quando crescer?” que se refere às várias possibilidades que os jovens terão para, enfim, delinear a trajetória que desejam dar às suas vidas.

DOAÇÕES

Para que o programa chegue a várias comunidades do município é importante a participação da comunidade. As pessoas que quiserem fazer a doação de livros podem entregá-los na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (na rua Henriqueta Rubim, nº 450, bairro Niterói) ou no Centro de Artesanato (localizado na Praça Central).

Comentários