Prefeitura de Itabira poderá ser obrigada a contratar artistas locais em eventos que promover

Com o objetivo de valorizar e dar mais espaço para a classe artística itabirana, o vereador Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) apresentou o Projeto de Lei (PL) 17/2017, em que torna obrigatória a contratação de artistas locais nos eventos financiados e apoiados pela Prefeitura Municipal de Itabira (PMI). O texto deve ser colocado em votação na Câmara Municipal de Itabira (CMI) na terça-feira, 11 de abril.

De acordo com o PL, “é obrigatória a apresentação de cantores, instrumentistas, bandas ou conjuntos musicais locais, desde que tenham comprovação da área cultural para a abertura de shows e apresentações musicais de qualquer gênero financiados e/ou apoiados por intermédio de recursos públicos”. O texto ainda define que a escolha dos artistas deve respeitar rotatividade de estilos e gêneros musicais. A medida busca dar oportunidade ao máximo de profissionais da cultura.

A reivindicação por mais espaço para os músicos itabiranos é antiga. Criar mecanismos que possam valorizar e dar visibilidade aos trabalhos culturais locais é, também, incentivar a profissionalização do setor, a elaboração de obras com melhoria de qualidade constante e contribuir para o desenvolvimento de um segmento importante para a indústria criativa de Itabira.

LEIA MAIS

Comentários