Prefeitura de Itabira entregará casarão de Alfredo Duval restaurado

Parte importante nas manifestações religiosas de Itabira, o casarão do século XIX localizado na rua Monsenhor Júlio Engrácia, no centro histórico, acaba de ser reformado pela Prefeitura de Itabira e agora será entregue à comunidade. Foi ali que Alfredo Duval exerceu o ofício de santeiro – e mais tarde teve o seu trabalho como artesão imortalizado nos versos de Carlos Drummond de Andrade.

Durante muitos anos o casarão histórico conviveu com a deterioração estrutural e chegou a ficar ameaçado de cair. Para quem passava pela região, era comum ver o prédio escorado por toras de madeiras. A restauração do prédio era um desejo da população e de grande importância para os trabalhos de preservação da história e da cultura de Itabira. Mas foi somente no primeiro semestre de 2015 que as obras vieram acontecer.

A Prefeitura de Itabira conseguiu realizar a intervenção por meio dos recursos do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, que investiu R$ 483 mil no projeto. Agora, com as obras finalizadas, o casarão será entregue restaurado aos seus moradores em cerimônia a ser realizada na sexta-feira, 20 de novembro, às 17h, na rua Monsenhor Júlio Engrácia, 145 – onde está localizado.

A intervenção
Construído em estilo colonial mineiro, a casa de Alfredo Duval foi erguida em madeira, com vedação de pau-a-pique e adobe sobre embasamento de pedras. Devido às condições estruturais, o casarão estava ameaçado de cair, o que prejudicou diversos elementos arquitetônicos. Alguns deles precisaram ser substituídos e outros foram restaurados.

Além disso, a casa sofreu algumas alterações durante as décadas passadas. Novos cômodos e anexos foram erguidos e, com isso, o local acabou tendo a sua arquitetura original descaracterizada. Com as obras de restauração foram realizadas algumas intervenções para que o espaço se aproximasse ao máximo da sua volumetria original, o que recuperou boa parte do projeto inicial.

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.