Prefeitura de Itabira divulga programação da Semana da Consciência Negra

Anualmente o Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, mas, tradicionalmente, as celebrações ultrapassam essas 24 horas e ganham toda a semana, que passa a ser dedicada à cultura e os desafios do negro no Brasil. Em Itabira, começa nesta segunda-feira, 16 de novembro, a “Semana da Consciência Negra” e se estende até o domingo, 22 de novembro.

No primeiro dia acontece no auditório da Prefeitura de Itabira, às 19h, a palestra “Novos Olhares para a Igualdade de Direitos no Futebol”, que será coordenada pela União dos Clubes Recreativos de Esportes Amadores (Ucrea). A Escola Estadual Fazenda da Betânia também já recebe programação do evento: a 3ª edição do projeto “Valorização das Relações Étnico-Raciais”, que reúne palestras e mostras culturais que irão acontecer durante toda a semana.

Duas exposições também já estão abertas ao público. Na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) acontece a mostra “Sá Maria, Fragmentos!”: a visitação pode ser feita diariamente das 12h às 18h até a segunda-feira, 30 de novembro. E a Câmara Municipal de Itabira recebe a 3ª edição da exposição “Africanidades”, que pode ser visitada até o dia 20 de novembro, das 12h às 18h.

A programação ainda inclui apresentações musicais, feira com artesanato e comidas típicas da comunidade quilombola, além de outras atividades culturais. A programação completa está disponível no cartaz abaixo ou na agenda de eventos do Trem das Gerais: http://goo.gl/vjNb2n.

semana c negra - cartaz

Comentários