Prefeitura de Itabira anuncia reforma do Museu do Tropeiro

Os visitantes do Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema, em Itabira, Minas Gerais, contarão, em breve, com um local inteiramente restaurado. A Prefeitura de Itabira contratou uma empresa de construção para executar a reforma do prédio que abriga um grande acervo histórico sobre o tropeirismo. A mobilização para as obras começou na segunda-feira, 22 de abril. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias.

O valor total do contrato é de R$ 95.499,72. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), a empresa contratada executará revisão e manutenção de toda a estrutura, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa e instalação de sistema de combate a incêndio. Inaugurado em março de 2003, esta é a primeira reforma no prédio.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, a restauração e manutenção do Museu do Tropeiro é necessária, pois há várias partes do imóvel que estão muito desgastadas pela ação do tempo.

“Preservar os espaços antigos do nosso município é proteger a nossa identidade e significa dar a eles a manutenção adequada e modernizar suas estruturas. É necessário proteger e revitalizar o prédio que abriga o Museu porque é um espaço vulnerável pela própria constituição e que contém material altamente suscetível a ser consumido em um incêndio”, explicou Don Carlos.

Ainda de acordo com o secretário municipal, com o prédio reestruturado a gestão pública tem mais tranquilidade para receber os turistas e manter a beleza e o acervo histórico com qualidade e segurança. “Além da reforma, estamos trabalhando para aumentar os acervos e atrativos, de maneira a manter, e até mesmo aumentar, as visitações. Vamos conectar o Museu na cultura material e imaterial de Itabira, oferecendo oficinas de viola na roça, artesanatos como souvenir e muitas outras manifestações culturais”, declarou.

LEIA MAIS

Comentários