Prefeitura de Itabira anuncia reforma da Casa de Drummond

A Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) distribui na noite de terça-feira, 17 de abril, um release comunicando a reforma de dois patrimônios histórico-culturais da cidade: a Casa de Drummond, localizada na praça do Centenário, no centro; e de um casarão particular localizado na rua Monsenhor Júlio Engrácia, 39, também na região central (o imóvel é propriedade de Márcio Alexandre de Araújo). As obras foram licitadas na segunda-feira, 2 de abril, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA).

Para a Casa de Drummond, a empresa itabirana Sérvulo Indústria e Comércio, vencedora do processo licitatório, fará a reforma por um custo de R$ 74.281,15. Já o casarão histórico custará aos cofres públicos, R$ 72.397,64 e será restaurado pela empresa Sigma Engenharia, conforme licitação. Os trabalhos começarão dentro de 15 dias, pois os contratos ainda estão na etapa de assinaturas.

Trabalhos

A casa onde o poeta Carlos Drummond de Andrade passou parte de sua infância terá a pintura da fachada restabelecida, assim como a pintura de algumas esquadrias das janelas, instalação de forro em sua parte inferior, além de refeitas as instalações hidráulicas e elétricas. Algumas trincas do imóvel serão tratadas, tal como diversas telhas. O piso de um cômodo, atualmente fechado, será reconstruído.

A propriedade histórica do itabirano Márcio Alexandre de Araújo, tombada em 1988 pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira (COMPHAI), será toda reconstruída.

Também foi assinado um Termo de Ajuste e Consulta (TAC) com o Ministério Público, em 2017, quando a PMI se comprometeu a refazer parte do imóvel centenário. No entanto, a fachada completa será reconstruída, incluindo o acabamento. Os fundos e as laterais serão fechados com alvenaria, assim como será completa a cobertura. A previsão de encerramento dos serviços no casarão é 60 dias e, na Casa de Drummond, 90 dias.

LEIA MAIS

Comentários