Prefeitura de Belo Horizonte abre editais para concursos literários

O ano começou movimentado para a literatura em Minas Gerais. No início desta semana, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, divulgou dois editais de concursos literários: “Prêmio Cidade de Belo Horizonte” e “João-de-Barro – Literatura para Crianças e Jovens”. Os interessados em participar das disputas têm até 13 de maio de 2016 para se inscreverem.

O concurso “João-de-Barro – Literatura para Crianças e Jovens” tem como objetivo premiar duas obras inéditas em língua portuguesa, destinadas ao público infanto-juvenil. Os escritores podem se inscrever em duas categorias: texto literário e livro ilustrado com projeto gráfico completo. O resultado será divulgado no dia sete de novembro de 2016 e serão entregues R$ 50 mil para os vencedores de cada categoria.

Por sua vez, o “Prêmio Cidade de Belo Horizonte” vai laurear duas obras inéditas em língua portuguesa, mas nas categorias dramaturgia e romance. O edital do concurso também prevê a divulgação dos resultados no dia sete de novembro e, assim como na disputa de literatura infanto-juvenil, a premiação para cada vencedor será de R$ 50 mil.

De acordo com a Fundação Municipal de Cultura, o “Prêmio Cidade de Belo Horizonte” é o concurso nacional de literatura mais antigo do país. Criado em 1947, quando a capital mineira comemorava o seu cinquentenário, a disputa tem se notabilizado por premiar apenas obras inéditas. A sua galeria de vencedores conta com autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luis Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros.

O edital do concurso “João-de-Barro – Literatura para Crianças e Jovens” pode ser acessado clicando aqui. Os interessados em participar do “Prêmio Cidade de Belo Horizonte” podem clicar aqui para acessar o edital da disputa literária.

Comentários