Prédios da capital projetam imagens históricas e mensagens de moradores

Conteúdo enviado pelo público, entre fotos, frases e vídeos, começa a ser exibido nesta semana

Edifícios do Centro de Belo Horizonte estão funcionando como murais para fotografias e documentos pertencentes ao acervo do Arquivo Público Mineiro (APM). As imagens estão sendo projetadas em paredes dos prédios da capital, como forma de conectar os moradores aos equipamentos culturais do estado enquanto os espaços seguem fechados durante a pandemia.

A ação, que começou na última quarta-feira, 17 de junho, agora pode ter pode ter participação do público. A iniciativa, promovida pelo Sesc Palladium em parceria com o APM, órgão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), também vai exibir, às quartas-feiras, fotos, frases ou vídeos enviados por moradores para o e-mail programacaopalladium@sescmg.com.br. As atividades estão programadas para começar às 19h.

Memória

Na semana passada, foram projetadas algumas imagens que retratam os primeiros anos de Belo Horizonte. A exibição ocorreu no prédio do próprio Sesc, localizado no número 1046 da Rua Rio de Janeiro, e na lateral de outro prédio vizinho.

Uma cena de 1918, da esquina da Rua da Bahia com a Avenida Augusto de Lima, na qual é possível ver os trilhos do antigo bonde, foi uma das atrações. Em outro registro, de 1937, o público foi convidado a se surpreender com a vista aérea da Praça Raul Soares, em um tempo em que os arredores da região ainda não eram dominados pelos arranha-céus. A ação foi bem recebida pelos moradores, que responderam com apoio e mensagens nas redes sociais.

Interação

O conteúdo enviado pelo público será exibido a partir desta semana. As mensagens podem conter frases para pessoas queridas, relatos de inspiração ou declarações de amor. O autor pode escolher se identificar com seu nome completo, suas iniciais ou um pseudônimo.

Para atender aos requisitos de publicação, as frases não devem ultrapassar os 50 caracteres e os vídeos devem ter, no máximo, 15 segundos. É vedado o envio de material de conteúdo impróprio e todas as submissões serão avaliadas pela comissão organizadora do Sesc Palladium, que irá selecionar o material ser projetado.

*Com informações da Agência Minas.

LEIA MAIS

Comentários