Prazo para envio de propostas para o 43º Festival de Inverno de Itabira se encerra nesta semana

Artistas e grupos culturais interessados em participar do 43º Festival de Inverno de Itabira têm somente esta semana para encaminhar as suas propostas para a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O prazo estabelecido para o envio de projetos de oficinas, palestras, contação de histórias, performances poéticas, exposições de artes plásticas ou visuais, mostras de vídeos e cinema, lançamento de livros, artes cênicas (dança, circo e teatro) e de música (shows, recitais, concertos, entre outros) se encerra na sexta-feira, 24 de março.

As propostas são cadastradas gratuitamente e podem participar quaisquer profissionais, pessoas jurídicas ou pessoas físicas. Cada proponente pode escrever quantos projetos desejar. Em 2017, o Festival de Inverno de Itabira acontece entre os dias 09 e 23 de julho. O edital completo pode ser acessado aqui.

Neste ano, o principal evento cultural da cidade conta com o tema “Raízes”. Na justificativa do edital, a equipe da FCCDA destaca que “o futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado como mera recordação, e sim ser usado para o crescimento no presente, em direção ao futuro”. Além disso, afirma que “se preservarmos as raízes culturais manteremos viva a memória da história cultural e garantiremos sua transmissão para a presente e futuras gerações”.

Ainda segundo o edital, “a preservação, a manutenção e a difusão das raízes da identidade cultural de um povo estão em plena consonância com os princípios e diretrizes vigentes sobre política cultural no Brasil, porque harmonizam-se com a concepção tridimensional da cultura pensada em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, conhecidas como alicerces dos atuais sistemas de cultura”.

Dessa forma, o 43º Festival de Inverno de Itabira será preparado “pensando numa programação que atenda ao sentido de resgatar para valorizar, preservar e difundir nossas raízes culturais”.

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.