Praça do Pará recebe o show do projeto autoral A Palo Seco

Em 2016, o Festival de Inverno de Itabira conta com uma proposta de descentralizar as suas apresentações musicais. A primeira etapa dos shows realizados nos bairros da cidade acontece na praça Dr. Nelson Lima Guimarães, no Pará, com a participação da banda A Palo Seco, que sobe ao palco às 20h.

O grupo é formado por músicos que já estiverem presentes em diversos projetos autorais em Itabira. Fernando Cotonete, ex-Curva de Gauss, assume os vocais e violão; Liniker Moura, do Postura, é o responsável pelo contrabaixo; e, oriundos da Venal, Lucas Tibanna comanda a bateria e Igor Venal fica com os vocais, violão e escaleta.

Além da relação construída no cenário musical de Itabira, A Palo Seco já se apresentou em uma festa comemorativa da Câmara Municipal de Itabira. Na época, o grupo ainda não contava com um nome de batismo, e por isso costumava se chamar “VenalStura de Gauss” – uma referência aos projetos principais de cada um dos integrantes.

“Na verdade tocamos com esta mesma formação há dois anos. A banda não tinha nome, chamávamos por brincadeira de ‘VenalStura de Gaus’. O projeto nem mais tocou desde essa época. Com o fim da Venal e a saída do Fernando Cotonete da Curva de Gauss, faltaram projetos para as nossas composições autorais e o Festival de Inverno foi uma boa forma de retomar esse projeto, agora chamado ‘A Palo Seco’”, explica Igor Venal.

Com um repertório composto quase integralmente por músicas autorais, o grupo levará ao público uma apresentação influenciada pelo rock and roll e canções regionais, que fazem parte da pesquisa musical dos artistas. Muito do que será apresentado chegará aos ouvidos do itabirano pela primeira vez – o que torna a experiência uma oportunidade para se descobrir novas sonoridades.

“A Palo Seco não foi planejada, em princípio. Esse retorno tem uma proposta bem heterogênea, variando da influência do rock ao regional. Trata-se de um projeto autoral. O show contém apenas quatro covers, sendo grande parte das musicas próprias e inéditas, além de algumas canções da antiga banda Venal e algumas composições do parceiro Mauro Costa. Todas elas com arranjos novos”, adianta Igor Venal.

SERVIÇO

A Palo Seco
Dentro da programação do 42º Festival de Inverno de Itabira.
Local: Praça Dr. Nelson Lima Guimarães, Pará
Data e horário: 05 de julho, às 20h
Ingressos: Gratuito

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.