Praça do Areão recebe I Encontro de Percussionistas

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove no sábado, dia 19 de novembro, às 16h, na Praça do Areão, em Itabira, o I Encontro de Percussionistas, na Praça do Areão. O evento tem entrada gratuita.

O Encontro de Percussionistas visa fomentar diferentes ritmos e estilos, além de integrar os admiradores, músicos, estudantes e profissionais de percussão. O evento pretende ser um momento de troca de experiências, de tornar a praça um espaço de atividades cada vez mais livres, aberta e familiar, assim como promover o resgate e preservação musical.

Gratuito e aberto ao público, cada participante deve levar o seu instrumento de percussão e se juntar ao grupo, que será coordenado pelo percussionista Gil Baiano,  reconhecido no cenário itabirano por  seu batuque e suas influências.

A percussão

Tambores, sinos, pratos, marimbas, pandeiros, chocalhos… A percussão está presente em diversas manifestações culturais como os sinos  das Igrejas, os tambores dos templos budistas e das religiões afro, as caixas dos festejos, os pandeiros de rituais dionisíacos.

Os instrumentos de percussão são os mais antigos que existem. Em muitos sítios arqueológicos foram encontradas representações de pessoas dançando em torno de um tambor.

Muitos objetos musicais também foram encontrados, como toras de árvore fossilizadas, possivelmente usadas como tambores primitivos, e diversas versões de litofones, rochas de diversos tamanhos que eram dispostas sobre um tronco ou buraco no chão e, assim, usadas para produzir música melódica por percussão.

SERVIÇO

I Encontro de Percussionistas
Data e horário: sábado, 19 de novembro, às 16h
Local: Praça do Areão (Areão, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: Gratuito

encontro-de-percussao

LEIA MAIS

Comentários