Seriado retrata o despertar da sociedade para a política e mostra como cidadãos tornam-se agentes de mudanças
Iniciativas de inovações políticas realizadas por jovens das periferias de grandes cidades brasileiras são o tema principal da série “Política: Modo de Fazer“, que está no ar pelo Videocamp – plataforma online que viabiliza exibições públicas gratuitas de filmes em todo o Brasil – desde o dia 24 de abril.
Dividido em quatro episódios, o seriado aborda temáticas como práticas públicas e atitudes empreendedoras. A série é uma coprodução da Maria Farinha Filmes e Globo News e foi inspirada na pesquisa “Emergência Política”, do Instituto Update, organização brasileira que estuda e fomenta práticas políticas emergentes na América Latina.
O primeiro episódio mostra um grupo que realiza terapia comunitária, em Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, Distrito Federal, e retrata o trabalho do Data_labe, um laboratório que produz narrativas baseadas em dados, contextualizados por adolescentes de comunidades, mulheres, negros e negras.
O segundo capítulo apresenta iniciativas empreendedoras que nasceram nas periferias do Brasil, como a do Projeto Fa.vela, em Belo Horizonte, Minas Gerais, que funciona como um acelerador de negócios de base favelada para a formação de empreendedores.
O terceiro episódio mostra o fazer político com foco na força feminina: são exibidas iniciativas como a Assessoria Popular Maria Felipa, formada por jovens advogadas, que prestam assessoria jurídica e humanitária a mulheres/mães presas sem recursos. Também apresenta a Rede Umunna, um coletivo que se organizou em torno de novas práticas políticas, para incentivar o engajamento de meninas negras das comunidades em ambientes políticos.
Já o quarto capítulo retrata a história de um adolescente, filho de pajé, que dá continuidade ao ofício paterno e mostra também a história de um grupo de meninas que organizaram um coletivo de jornalismo independente.
“Disponibilizar o acesso ao seriado no Videocamp, para exibições públicas e gratuitas, é uma forma de democratizar o alcance à toda inteligência e tecnologia aplicadas pelo Instituto Update pelo fortalecimento do ecossistema de inovação política na América Latina. E é um grande ganho – e um sopro de esperança em tempos difíceis – para nós no Videocamp, que acreditamos no audiovisual como potente ferramenta de transformação”, ressalta Josi Campos, coordenadora do Videocamp.
LEIA MAIS
- Aplicativo usa sistema do Tinder para quem está à procura de empregos
- Confira a programação da XIX Festa do Vinho de Catas Altas
- Bia Ferreira lança o clipe de “De Dentro do AP” e revela o cotidiano de mulheres pretas na sociedade atual
- Núcleos históricos urbanos de Brumal e Santa Bárbara completam 30 anos de tombamento