Plataforma online propõe mapeamento coletivo de espaços que recebem música autoral e independente

Trilhar o caminho da música não é tarefa fácil. Na busca de um espaço, artistas precisam enfrentar um mercado pouco aberto a novos trabalhos, a desconfiança das casas de shows com novos sons e um público que, muitas vezes, não está disposto a escutar canções autorais. Um quadro que exige criatividade, disposição e iniciativas colaborativas para que os músicos possam fortalecer o cenário independente.

É neste cenário que surge o “Mapeia Música”, uma plataforma destinada ao compartilhamento de informações entre artistas, produtores, divulgadores e outros articuladores culturais que atuam no cenário musical independente e autoral brasileiro. Uma iniciativa que aproxima boa parte dos elementos da cadeia criativa da música nacional.

De acordo com a descrição da própria plataforma, o “projeto propõe um mapeamento colaborativo de espaços para shows, festivais, feiras, eventos, bandas e artistas de todo o Brasil, expandindo redes e tornando viável a articulação de turnês, novas parcerias e trocas em geral”. O “Mapeia Música” não tem fins lucrativos e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada.

Para promover essa interação e a troca de informações entre os profissionais da música, a plataforma foi dividida em quatro setores: “Espaços”, onde são cadastrados os lugares que recebem shows autorais; “Bandas/Artistas”, destinado para reunir os músicos independentes, seus trabalhos e promover uma rede de contato e parcerias; “Festivais, Feiras e Outros Eventos”, que engloba as iniciativas que abrem inscrições para os artistas autorais; e “Imprensa”, onde serão cadastrados os órgãos de comunicação que divulgam o mercado independente.

O projeto “Mapeia Música” foi concebido pelo cantor e multiartista Lineker. A iniciativa conta com desenvolvimento da GoSoftware e identidade visual Web Mota.

CLIQUE AQUI E ACESSE O “MAPEIA MÚSICA”

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.