Trilhar o caminho da música não é tarefa fácil. Na busca de um espaço, artistas precisam enfrentar um mercado pouco aberto a novos trabalhos, a desconfiança das casas de shows com novos sons e um público que, muitas vezes, não está disposto a escutar canções autorais. Um quadro que exige criatividade, disposição e iniciativas colaborativas para que os músicos possam fortalecer o cenário independente.
É neste cenário que surge o “Mapeia Música”, uma plataforma destinada ao compartilhamento de informações entre artistas, produtores, divulgadores e outros articuladores culturais que atuam no cenário musical independente e autoral brasileiro. Uma iniciativa que aproxima boa parte dos elementos da cadeia criativa da música nacional.
De acordo com a descrição da própria plataforma, o “projeto propõe um mapeamento colaborativo de espaços para shows, festivais, feiras, eventos, bandas e artistas de todo o Brasil, expandindo redes e tornando viável a articulação de turnês, novas parcerias e trocas em geral”. O “Mapeia Música” não tem fins lucrativos e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada.
Para promover essa interação e a troca de informações entre os profissionais da música, a plataforma foi dividida em quatro setores: “Espaços”, onde são cadastrados os lugares que recebem shows autorais; “Bandas/Artistas”, destinado para reunir os músicos independentes, seus trabalhos e promover uma rede de contato e parcerias; “Festivais, Feiras e Outros Eventos”, que engloba as iniciativas que abrem inscrições para os artistas autorais; e “Imprensa”, onde serão cadastrados os órgãos de comunicação que divulgam o mercado independente.
O projeto “Mapeia Música” foi concebido pelo cantor e multiartista Lineker. A iniciativa conta com desenvolvimento da GoSoftware e identidade visual Web Mota.
CLIQUE AQUI E ACESSE O “MAPEIA MÚSICA”
LEIA MAIS
- Rapper 100Sei lança videoclipe sobre a experiência de ser artista na cena independente
- 1º Festival Sindical da Canção oferece R$ 6 mil para música vencedora
- Pena de Pavão de Krishna e Projeto Gandarela realizam em Belo Horizonte o cortejo “Águas Gerais” para celebrar o meio ambiente
- Projeto “90 segundos” incentiva produção musical local, registra tudo em vídeo e expande a divulgação da cena independente itabirana
- Maíra Baldaia realiza turnê que começa na Europa e termina em São Paulo