Paulo Betti interpreta o monólogo “Autobiografia Autorizada” no sábado, em Itabira

No sábado, 28 de setembro, o ator global Paulo Betti encenará em Itabira, Minas Gerais, o monólogo Autobiografia Autorizada. A atração faz parte da 3ª Semana do Turismo e será apresentada no teatro do Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), às 20h. Os interessados poderão retirar os ingressos gratuitamente no dia do evento, a partir das 18h. O espaço tem lotação de 416 lugares.

O texto da peça é de autoria do próprio ator. A história conta a saga de sua família: imigrantes pobres italianos que vieram ao Brasil em busca de novas oportunidades. Betti conta como foi ser o 15º filho de uma doméstica analfabeta e um assistente de pedreiro, bem como sua infância e adolescência, em um bairro onde a maioria da população era negra, e de seus brinquedos rústicos e criativos.

Ainda de acordo com o texto, a casa em que Betti foi criado tinha o piso de terra batida e quatro pontos de luz. A peça tem como pano de fundo a mudança do Brasil rural para a cidade industrial, a era do rádio, o cancioneiro popular e as antigas brincadeiras infantis, como pião e jogo da amarelinha.

Para criar este espetáculo, o artista reuniu um rico material: documentos, cartas, fotos do álbum da família e os diários de sua adolescência. Assim, ele chegou à conclusão de que, ao longo do tempo, havia se preparado para mostrar as condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu.

“Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passadas num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, acredita o ator.

LEIA MAIS

Comentários