Orquestra Ouro Preto chega à Itabira para apresentar o concerto “The Beatles”

A Orquestra Ouro Preto (OOP), regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, realiza apresentação do concerto “The Beatles”, em Itabira, Minas Gerais, no domingo, 26 de novembro, às 21h, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O evento é patrocinado pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com entrada gratuita mediante troca de ingressos na bilheteria do teatro uma hora antes do concerto.

O espetáculo faz parte da turnê estadual da Orquestra Ouro Preto, que vem circulando pelo interior de Minas Gerais levando um repertório que homenageia um dos maiores nomes da música mundial. O concerto dedicado ao quarteto de Liverpool, na Inglaterra, já passou por outras cidades da região, como São Gonçalo do Rio Abaixo, que recebeu a apresentação no início de novembro.

O concerto

Dialogando os universos da música erudita e popular, o concerto propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical dos Beatles, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra de cordas e uma banda de rock.

A apresentação abrange todo o período de produção artística do quarteto de Liverpool, de grandes sucessos que há muito fazem parte do imaginário coletivo, a canções menos conhecidas do grande público, em arranjos inéditos, assinados pelo jovem violinista Mateus Freire.

Destaque para “Day Tripper”, “In My Life”, “Penny Lane”, “Because”, “Something” e “With a Little Help From My Friends”, esta última, colocando em cena a versão beatle junto àquela com o célebre arranjo de Leon Russel, eternizada por Joe Cocker durante o Woodstock.

As músicas privilegiam a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada. De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, o objetivo da escolha é manter fidelidade às peças, “desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmando o caráter atemporal da obra do quarteto de Liverpool”, explica.

Sucesso de público e crítica, o espetáculo alcança aproximadamente uma centena de apresentações por vários estados do Brasil, incluindo participação na International Beatle Week, em Liverpool, no ano de 2012, em três elogiados concertos, tornando-se a primeira orquestra do mundo a participar do tradicional evento destinado a beatlemaníacos de todo o mundo.

Repertório

  • “Day Tripper”
  • “Come Together”
  • “Here”
  • “There and Everywhere”
  • “Yesterday”
  • “Help”
  • “Blackbird”
  • “Because”
  • “Eleanor Rigby”
  • “In My Life” “She Love’s You”
  • “Penny Lane”
  • “Let It Be”
  • “Don’t Let Me Down”
  • “Something”
  • “With a Little Help From”
  • “My Friends”
  • “Hey Jude”

Orquestra Ouro Preto

Ao longo de dezessete anos de atividades ininterruptas, a OOP sempre se destacou pela competência e virtuosismo de seus músicos. O grupo com sede em Ouro Preto, nasceu com o objetivo de reviver a histórica vocação para música da antiga Vila Rica, quando Rufo Herrera e Ronaldo, associados a um grupo de instrumentistas, criaram, no ano de 2000, a Orquestra Ouro Preto.

A OOP tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas, fundamentando seu trabalho em linhas de atuação específicas, que a distinguem de outras orquestras, a exemplo da universalidade da música, tendo como base o repertório clássico, a latinidade como fonte de identidade e referência, além do ineditismo e experimentalismo, mediante o diálogo entre os universos das músicas clássica e popular.

No campo da música experimental, lançou, ao lado do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença o CD/DVD “Valencianas” (Deck Disc). O trabalho homenageia a trajetória de Alceu que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua obra arranjada para música de concerto. Pelo disco, a OOP é vencedora do Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor álbum de MPB. Recentemente lançou os disco “Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla”, “Concertos para Cordas – Antonio Vivaldi” e “Latinidade: música para as Américas”.

 A Orquestra Ouro Preto é patrocinada pela SulAmérica, Vale, Aliança Energia e Gasmig e CBMM

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto – “The Beatle”
Data e horário: domingo, 26 novembro, 21h
Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: gratuito, com distribuição de senhas uma hora antes do concerto na bilheteria do teatro da FCCDA

LEIA MAIS

Comentários