Orquestra Ouro Preto apresenta no domingo o espetáculo “Música para Cinema”

Concerto homenageia os principais clássicos do cinema nacional e internacional com transmissão, ao vivo, no dia 8 de novembro, às 11h

Um concerto dedicado à música dos grandes clássicos que marcaram a história do cinema nacional e internacional. Assim será a próxima apresentação da Orquestra Ouro Preto, dia 8 de novembro, às 11h, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. O concerto terá a transmissão ao vivo pelo YouTube. Além disso, uma grande novidade, o teatro será reaberto parcialmente ao público, com todos os cuidados e distanciamentos necessários, acompanhando a retomada do setor teatral de Belo Horizonte. No repertório, estão as músicas que compõem o álbum “Música para Cinema”, lançado em 2017, e uma homenagem especial a um dos mais importantes compositores do gênero: Ennio Morricone.

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o público irá relembrar músicas que marcaram época em longas como o tema de “O Carteiro e O Poeta” (1994); “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá que foi trilha do premiado filme “Orfeu Negro” (1959); e ainda obras que celebram o período clássico do cinema hollywoodiano. Garimpado da filmografia de Charles Chaplin, um pot-pourri de “Smile” e “Eternarlly”, trilhas de “Tempos Modernos” (1936) e “Luzes da Ribalta” (1952), respectivamente. As obras ganharam arranjos inéditos, pelas mãos de Mateus Freire, que também assina os temas de “A Noviça Rebelde” (1965) e “Casablanca” (1942). Como não só de drama e romance vive o cinema, o projeto também revive a cena hilária de “Who’s Mind The Store?” (1963), em “The Typewriter”, protagonizado por Jerry Lewis, que “toca” uma máquina de escrever imaginária.

A homenagem a Ennio Morricone passa por um de seus clássicos como a trilha de “Cinema Paradiso” (1988) e outras obras de destaque. O maestro e compositor italiano faleceu em julho deste ano, aos 91 anos, e deixou um importante legado de trilhas sonoras que se destacaram na história. Entre as mais de 500 trilhas sonoras para cinema e televisão em seu currículo, há composições para filmes como “Três Homens em Conflito”, “A Missão”, “Era uma Vez na América” e “Os intocáveis”, entre outros. Ele também escreveu para filmes, programas de televisão, canções populares e orquestras.

O Maestro Rodrigo Toffolo comemora o retorno do público ao teatro em um concerto marcante na trajetória de 20 anos da Orquestra. “Estamos extasiados com o retorno da plateia presencial e vamos celebrar juntos, presencial e virtualmente, a beleza das trilhas de cinema em uma linda homenagem a Ennio Morricone, que nos deixou um importante legado de obras primorosas”, destacou.

SERVIÇO

Música para Cinema
Data e horário: 8 de novembro de 2020, domingo, às 11h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (Belo Horizonte, Minas Gerais)
Ingressos: À venda na bilheteria do teatro e pelo Sympla
Transmissão: Canal da Orquestra Ouro Preto no Youtube e do Sesc Minas
Classificação: Livre para todas as idades

LEIA MAIS

Comentários