ONG Engenheiros Sem Fronteiras desenvolve trabalhos voluntários em Itabira

A ONG Engenheiros Sem Fronteiras, em Itabira, é representada por alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira e há cinco anos vem desenvolvendo trabalhos voluntários na cidade. Espaços públicos e instituições locais já foram alvo das ações dos estudantes.

Em 2016, a ONG, juntamente com os voluntários temporários, reformou a praça Santa Clara, no bairro Novo Amazonas. “A comunidade nos recebeu com muito carinho e adorou o trabalho. A praça ficou bem atrativa, garantindo um local de lazer para a população local”, comentou um dos estudantes participantes.

No mesmo ano, foi realizado um evento na Associação dos Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE) envolvendo todos os projetos fixos da ONG e os voluntários temporários. O evento, aberto para a comunidade, contou com várias palestras e oficinas.

Além disso, um dos projetos do Engenheiros Sem Fronteiras ajudou na construção de um quadro dos sonhos, onde os estudantes da APAE expuseram seus sonhos, com alguns deles sendo realizados no dia do evento. A ONG contou com a parceria da bateria Calangodum e também da banda Weiser.

09
O núcleo Itabira da ONG Engenheiros Sem Fronteiras desenvolve trabalho voluntário junto à comunidade local.

No dia 10 de junho de 2017, o Engenheiros Sem Fronteiras realizou uma ação no Lar de Ozanam, local escolhido pela diretoria para que os trainees realizassem o projeto desse semestre. O objetivo era levar alegria e fazer desse dia algo diferente e especial para os idosos. Para a elaboração do evento, foi feita uma pesquisa para saber o que eles gostavam de comer, as músicas e atividades que mais lhe agradavam.

Dessa forma, o evento contou com lanches, contação de história, dinâmica com adivinhação e prêmios e entrega de lembranças feitas com materiais recicláveis. A cantora Paola Guerra e o musicoterapeuta Bruno interpretaram modas de viola e a Cia de Dança Fiorentino fez uma apresentação de street dance.

“Achei o pessoal legal e bacana. O evento foi muito alegre e todos ficaram satisfeitos. Eu gostei muito de tocar o pandeiro, pois a festa foi maravilhosa”, avaliou Felício Crispim dos Santos, 66 anos, morador do Lar de Ozanam.

Além do evento, estão sendo feitas algumas melhorias no local como a reforma do jardim e a compostagem. A equipe de competição Mountain BAJA fará alguns consertos nas cadeiras de roda “O evento foi muito bom. A interação dos jovens com os idosos inseridos no Lar de Ozanam foi surpreendente”, destacou Márcia Silva, cuidadora recreativa.

História

A ONG Engenheiros Sem Fronteiras é reconhecida mundialmente por realizar projetos de engenharia sem fins lucrativos para o desenvolvimento local e regional, a fim de promover melhorias na qualidade de vida das comunidades menos favorecidas.

A ONG chegou a Itabira em 2012 e hoje possui seis projetos fixos e alguns temporários. Atualmente, 78 estudantes de diversos cursos de engenharia da Unifei trabalham nos projetos fixos com a população itabirana menos favorecida.

Além disso, existe um banco de dados para voluntários temporários no qual qualquer pessoa residente em Itabira pode se inscrever, mesmo sem conhecimentos técnicos, pode se inscrever por meio da página da ONG no Facebook.

Conheça os projetos

Meio Ambiente Sem Fronteiras

Atividades de educação ambiental, valorizando a interrelação do meio natural com o meio social.

03

Inclusão Digital Sem Fronteiras

Cursos de informática para adultos e idosos, com foco na integração às tecnologias e o fornecimento de conhecimentos básicos que são utilizados no ramo profissional e pessoal.

04

Eletricidade Sem Fronteiras

Realização de projetos da área de engenharia elétrica para a comunidade itabirana. Também ensina conceitos de eletricidade, com teorias e experiências práticas para crianças e comunidades.

05

Educação Financeira Sem Fronteiras

Leva para diversas crianças e adolescentes conhecimentos para administração de seu dinheiro, garantindo melhor futuro e maior qualidade de vida.

06

Diversão Sem Fronteiras

Trabalha com crianças em situação vulnerável, com o foco em empreendedorismo social. A equipe também participa de atividades e eventos envolvendo crianças e suas famílias com dias de muito lazer, brincadeiras e diversão.

07

Comunicação Sem Fronteiras

Aplicação de curso básico de inglês para crianças e adolescentes com vistas a obter o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos. O curso conta com dois professores por turma, proporcionando aos alunos sua devida atenção.

08

Entre em contatos com os Engenheiros Sem Fronteiras:

  • Facebook: Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Itabira.
  • E-mail: itabira@esf-brasil.org
  • Diretora Geral: Bruna Braga: (31) 9 9117-6732
  • Vice-Diretora Geral: Gabriela Pimenta (35) 9 9119-4110

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.