ONG da capital paulista publica anúncio em jornal inglês pedindo obra de Banksy

Originário do Capão Redondo, bairro da cidade de São Paulo, o Instituto Projeto Sonhar promove uma campanha para que um grafite do aclamado pintor urbano inglês Banksy seja instrumento de visibilidade de ações sociais realizadas pela ONG.

Na última quarta-feira, 6 de março, a ONG publicou um anúncio na edição londrina do jornal Metro. A peça diz: “Banksy, eis uma parede para você”, acompanhada de uma foto da parede sem cor da ONG instalada na periferia de São Paulo.

Na sequência, vem o texto explicativo. “Nós sabemos que você ama pintar paredes ao redor do mundo. E sabemos que, às vezes, os donos dessas paredes não ficam tão felizes com todos os visitantes que passam para ver a sua obra. Eles não querem atenção. Mas essa é a questão: nós adoraríamos a atenção. Nós precisamos dela”.

Banksy-Capão-Redondo

Vale ressaltar que o bairro, localizado no extremo sul de São Paulo, é berço de importantes movimentos culturais. Foi de lá que vieram os principais expoentes do rap brasileiro, os Racionais MC’s. Assim como um dos mais talentosos desenhistas urbanos do Brasil, o talentoso Kobra.

 

O Capão Redondo foi considerado o bairro mais violento de São Paulo, nos anos 90. Ainda assim, o lugar se tornou lar de famílias negras e de imigrantes do Norte e Nordeste do Brasil, tendo sempre a cultura como fio condutor para a mudança. Como bem mostra o Instituto Projeto Sonhar, ainda há muitos problemas a serem resolvidos.

Essa é uma tentativa incrível de fazer com que um artista de tamanha relevância, como Banksy, além de dar colorido aos muros cinzas do bairro, jogue também um holofote sobre os polos organizados pela própria comunidade, que suprem, em certa medida, a assistência falha do poder público.

LEIA MAIS

Comentários