Eventos independentes movimentam a cena musical itabirana e abrem portas para novos talentos

Em terra de poeta maior, arte e cultura são carros-chefes de sua população. Itabira, a cada dia, mostra que a sensibilidade cultural propagada mundo afora por Carlos Drummond de Andrade também continua fervilhando nos muitos artistas locais. Prova disso é que a iniciativa privada e produtores independentes vêm criando eventos que visam fomentar o fazer cultural e abrir portas para esses artistas.

Nos dias 13 e 15 de setembro, respectivamente, o restaurante Maria Valentina Gastronomia e a Camaco Produções realizam eventos voltados para os músicos itabiranos. A ideia é dar a esses artistas visibilidade, reconhecimento e espaço. Essas iniciativas são, também, uma forma de criar oportunidades onde o poder público itabirano não faz investimentos. Com a arte, a cultura e o entretenimento deixados em segundo plano, eventos como esses suprem a necessidade de fomento.

THE VOICE VALENTINA

Criado pelos proprietários do restaurante Maria Valentina Gastronomia, o The Voice Valentina começará nesta quinta-feira, 13 de setembro. Em entrevista ao site Defato Online, Sthéfany Veríssimo Silva, diretora-executiva do espaço, explica que esse é um projeto de cunho social, voltado para a valorização e incentivo de novos talentos. “Sentimos a necessidade de contribuir para que essas pessoas se estabeleçam no mercado. Essa também é uma forma de levar lazer à nossa cidade”, conta.

O projeto será divido em eliminatórias semanais, sempre às quintas-feiras, com seis vagas por dia de disputa. Os candidatos serão avaliados por três artistas locais de renome. O vencedor de cada semana se classifica para a eliminatória mensal e, no fim do ano, os vencedores do mês concorrem ao prêmio de “melhor do ano”. Nessa estreia, os jurados serão os cantores Jésus Henrique, Pierre Cartedian e Alisson Teixeira.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feita presencialmente no restaurante ou solicitando a ficha de inscrição na página do restaurante no facebook. Pode participar qualquer pessoa a partir dos 14 anos. Os menores de 18 anos deverão apresentar autorização de seus responsáveis legais.

PALCO ABERTO

Idealizado pelo músico e produtor musical Ronan Fabrício, o Palco Aberto chega à sua quarta edição, e volta a reunir artistas e bandas de Itabira e região em um evento que irá premiar quem mais agradar ao público. A organização fica por conta da Camaco Produções e, assim como na edições anteriores, acontece na espeteria Filé di Gato, nesse sábado, 15 de setembro, a partir das 16h. “O Palco Aberto é uma forma de fomentar a cultura e dar visibilidade aos talentos que temos na nossa cidade, sem limitar os artistas. Esse tipo de iniciativa, para o cenário cultural, serve também para que o público itabirano veja que aqui em nossa cidade tem um potencial muito forte na música”, explica Ronan

A ideia é que os artistas se inscrevam e se apresentem ao vivo! Cada participante terá até 20 minutos para se apresentar, o público poderá votar em seu artista preferido por meio de urnas eletrônicas, cedidas em uma parceria com a CDL. O artista ou banda mais votado no final da noite, receberá um prêmio em dinheiro! Ronan Fabrício explica que o foco do evento é descobrir novos talentos e dar força àqueles que já estão na estrada. “É abrir portas mesmo! Eu sei que isso é pouco, mas a gente começa é dando um passo de cada vez. E o que eu puder fazer para ajudar nossa classe, eu farei”, afirma.

Os interessados ainda podem se inscrever por um formulário online, gratuitamente. Na página do facebook da Camaco Produções já é possível saber quem são os artistas que irão se apresentar. Os ingressos serão vendidos, antecipadamente, com o preço promocional de R$10,00 (dez reais), pelos artistas participantes. No dia, o valor do ingresso será R$15,00 (quinze reais).

SERVIÇO
The Voice Valentina
Data: 13 de setembro a 27 de desembro (somente às quintas-feiras)
Horário: 20h30
Local: Maria Valentina Gastronomia – Rua Santinho Linhares, 13 – Bairro Hamilton – Itabira/MG

4ª EDIÇÃO PALCO ABERTO
Data: 15 de setembro
Horário: 16h
Local: Filé di Gato – Avenida Mauro Ribeiro Lage – Esplanada da Estação – Itabira/MG

 

LEIA  MAIS

Comentários