A Prefeitura de Catas Altas, em Minas Gerais, promove semanalmente uma oficina de Customização em Roupas e Tecidos para moradores do município. A atividade é gratuita, voltada para adultos e tem como público prioritário inscritos no Cad Único e encaminhados pela rede socioassistencial e da saúde.
As aulas tiveram início em setembro de 2018 e seguem até agosto de 2019. Elas acontecem às quintas-feiras no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vista Alegre e, às quartas-feiras, no Centro de Convivência do Morro D’Água Quente.
Além de aprendizado e oportunidade de convivência em grupo, a oficina tem como objetivo possibilitar geração de renda com os trabalhos desenvolvidos e o fomento ao empreendedorismo local. Segundo a oficineira Edmea Cirilo de Paula, as aulas têm propiciado autoestima, autorrealização e autonomia para os participantes do grupo, proporcionando qualificação profissional e social.
Durante as aulas teóricas e práticas, os participantes aprendem noções de costura, risco e corte. O objetivo é customizar peças e aproveitar retalhos e tecidos para criação de diversos itens, como: bolsas, necessaire, bolsinha escolar, porta-tesoura, peso para porta, patchwork, porta-celular, capa de liquidificador, puxa-sacolas, entre outras peças.
A intenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é promover, em parceria com outros setores da Prefeitura, exposições em feiras e eventos na cidade para comercialização dos produtos.
Vagas
Os interessados em participar devem procurar a secretaria. Atualmente, estão disponíveis 12 vagas no Cras e cinco no distrito.
LEIA MAIS
- Presos trabalham na restauração da futura Casa do Patrimônio, um dos prédios do Circuito Liberdade
- Saiba quem ganhou o SAG Awards 2019, prêmio concedido pelo do Sindicato dos Atores
- Ao completar 100 anos, Bauhaus comemora inaugurando dois museus
- Pense e Menores Atos dividem noite rock em Belo Horizonte