Ocupação Altamente chega à escadaria da Cobal com muita música

Há alguma coisa nas escadarias que parecem atrair as batucadas. Talvez seja pela possibilidade de seu uso descendente, com os integrantes das baterias posicionados nos degraus e os espectadores lá embaixo, nas ruas e calçadas, dançando embalados por ritmos variados. Talvez seja apenas pelo interesse de ocupar o espaço público com cultura e, nesse aspecto, encontrar, no Brasil, diversas localidades que tem as escadarias como parte de sua paisagem urbana.

Independente de motivos, escadarias e ladeiras parecem ser uma excelente combinação para as batucadas. E Itabira não fica de fora dessa “tendência” cultural. No sábado, 18 de fevereiro, às 15h, acontece a Ocupação Altamente, que irá ocupar as escadas ao lado do Mercado Municipal Caio Martins da Costa – mais conhecido como Cobal – com muita arte e música. O evento, que é promovido pelo Coletivo Altamente, tem entrada gratuita.

O roteiro dessa ocupação já está definido. A Bateria Calangodum, formada por alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira, e o músico Rafael Formiga prometem agitar os itabiranos com clássicos do axé music; o DJ Ibituruna prepara um set com músicas da nova cena baiana, como O Quadro, Baiana System, Orkestra Rumpilezz, dentre outros; e o projeto Casa de Jah apresenta um pouco do reggae music, um gênero bastante presente e influente na cena cultural da Bahia.

“[Nosso objetivo é] Fomentar a cultura e criar uma aproximação da classe artística com o público, que, talvez, não teve a oportunidade de ir em algum evento produzido pelo Coletivo Altamente. Com essas ações, o nosso objetivo é ir até o público e não o público até a gente, como acontece normalmente em festas ou bares. E tudo partindo da filosofia: ‘o querer é o que nos move’”, reflete Juninho Ibituruna, um dos integrantes do Coletivo Altamente.

A escadaria da Cobal foi escolhida devido ao local em que está situada: na região central da cidade e entre duas vias com intensa transição de pessoas – a rua São José e a Avenida João Pinheiro. Além disso, o evento acontece uma semana antes do Carnaval, o que estimula a realização de uma ocupação com ares carnavalescos. É um pouco de Pelourinho em terras mineiras.

“Esses eventos em espaços públicos promovem uma liberdade artística e manifesto para geral, adultos, crianças e para família, e sem burocracia para a interação, sem valores financeiros obrigatórios, ocupando espaços dentro da cidade; então, cronologicamente a cidade colhe frutos, os cidadãos colhem frutos, é mais uma opção de lazer, unindo aprendizado, cultura e integração. A arte fertiliza a semente do conhecimento”, pondera Rafael Formiga, que também integra o Coletivo Altamente.

Mas vale lembrar que, no sábado, durante o evento, é importante colaborar com a manutenção do local. Então, depois de curtir e dançar na Ocupação Altamente, ajude a juntar o seu lixo e deixar a cidade cada vez mais receptiva para esses eventos culturais de rua. Muito axé!

SERVIÇO

Ocupação Altamente
Data e horário: sábado, 18 de fevereiro, das 15h às 20h
Local: Escadaria do Mercado Municipal Caio Martins da Costa – Cobal (Avenida João Pinheiro, Centro, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: Gratuito

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.