A obra de reforma e restauro da Casa da Cultura, um dos mais importantes patrimônios de Santa Bárbara, Minas Gerais, envolveu um projeto arquitetônico de intervenção, bem como projetos elétrico, hidráulico, de telecomunicações e de prevenção e combate a incêndio.
Os trabalhos executados no imóvel foram a recuperação da estrutura autônoma de madeira, com a substituição de pés de esteios, esteios, baldrames (vigas que ficam, normalmente, um pouco abaixo do nível do solo) e barrotes (viga grossa e curta, geralmente de madeira, que é a base da estrutura de sustentação de assoalhos, tetos e escadas).
Além disso, foram restauradas as alvenarias em pau-a-pique. A cobertura e as telhas foram trocadas. As peças de madeira também foram objetos da reforma. Entre elas, cimalhas (moldura que arremata a parte superior da fachada de um imóvel, ocultando o telhado e impedindo que as águas escorram pela parede), guarda-corpo (proteção a meia altura em gradil, balaustrada, alvenaria, dentre outros, com a função de resguardar as faces laterais de escadas, terraços, balcões, rampas, varandas, sacadas ou vãos), esquadrias e assoalhos.
Na parte elétrica, novas instalações, bem como novos aparelhos de iluminação, foram colocados. Ainda na parte de reforma, foi feito o acabamento e a pintura em geral.
Elementos Artísticos
Com a finalidade de buscar a característica mais original da peça, três elementos passaram por uma restauração especial. Três batentes de portas, duas cimalhas de corredores e uma cimalha de sala grande, com pintura artística em estilo marmorizado, foram recuperadas.
Casa da Cultura
A Casa da Cultura, antiga sede dos Correios e Telégrafos, é uma edificação de pau-a-pique em estilo colonial barroco, datada do século XVII, conservando ainda linhas arquitetônicas naturais. É considerada um dos exemplares de maior destaque da arquitetura civil que se praticou por aqui no período mais fértil da mineração do ouro.
LEIA MAIS
- Inscrições em edital do Governo do Estado para o segmento audiovisual vão até 28 de maio
- 3ª batalha do Slam “A Rosa do Povo” acontece na próxima terça-feira
- Com baixa adesão, eleição do Conselho Municipal de Política Cultural é suspensa
- Orquestra de Câmara de Itabira apresenta concerto dedicado aos clássicos do rock